A Associação Geoparque Algarvensis (AGA) recebeu, entre os dias 2 e 5 de agosto, a 2ª Visita Técnica dos membros do Conselho Executivo da Rede Mundial de Geoparques da
UNESCO, sendo um deles o Coordenador da Cátedra UNESCO de “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Esta visita decorreu no território do aspirante Geoparque Algarvensis, na região do Algarve, nomeadamente nos concelhos de Loulé, Silves e Albufeira e teve como objetivo verificar o progresso feito no âmbito da candidatura a submeter no presente ano à UNESCO.
Foram apresentados aos peritos, o Ponto de Informação, já inaugurado e visitável no Mercado de Loulé, assim como os dois Pontos de Informação, em preparação, que estarão abertos ao público nos Concelhos de Silves e Albufeira. Foram visitados um total de 12 parceiros do Geoparque Algarvensis, entre os quais associações locais, alojamentos de turismo em espaço rural, restaurantes, empresas marítimo-turísticas e apresentados alguns dos projetos para a promoção do património geológico, natural e cultural deste aspirante Geoparque.
O aspirante Geoparque Algarvensis é uma área territorial com limites bem definidos, que, possuindo um património geológico de grade relevo a nível nacional e internacional, alia uma estratégia de geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado em atividades de geoturismo, envolvendo as comunidades locais, contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.
Oficializado em 2019 como aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, junto da Comissão Nacional da UNESCO, é membro observador na Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO, tendo iniciado de imediato um trabalho de sensibilização junto das populações locais sobre o conceito de Geoparque em todo o seu território, estando a preparar o dossier de formalização da respetiva candidatura à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.
O aspirante Geoparque Algarvensis é um território identitário, inspirador, transformador e pertença, que convida a visitar, fixar e investir, de forma consciente e em harmonia com os valores naturais e culturais. É em suma, uma estratégia de desenvolvimento territorial para vivenciar o território, legando-o às gerações vindouras.
Por: Geoparque Algarvensis