BIBLIOTECA DE LOULÉ RECEBE FORMAÇÃO «A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARTILHADA»

10:00 - 16/08/2024 LOULÉ
A 28 de setembro, sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a ação de formação «A importância da leitura partilhada», por Paula Cusati
Os últimos três anos letivos apresentaram desafios particularmente complexos no que concerne ao ensino/aprendizagem da literacia da leitura, quer pela omnipresença do digital, quer pela necessária recuperação das aprendizagens, ou pelo surgimento de inúmeros casos de desmotivação e perturbações comportamentais, notando-se ainda o agravamento das desigualdades. Para dar resposta a estes problemas, é importante dotar os docentes e demais agentes educativos de um conhecimento profundo e vasto da Literatura para a infância e juventude, bem como de metodologias e recursos eficazes para a formação de leitores reflexivos, críticos e competentes, isto é, de cidadãos informados e participativos.
 
Frequentemente a leitura literária ainda é proposta, por um lado, na Escola, sob a forma de fichas de avaliação da compreensão leitora após a leitura de excertos das obras ou “apresentações” de livros por parte dos alunos com recurso a powerpoints. E, por outro, nas bibliotecas, procede-se à “animação” da leitura, através de dramatizações ou de horas do conto seguidas de atividades de expressão plástica, sem que estas práticas contribuam efetivamente para a maturação dos alunos/leitores.
 
Mais do que nunca, é urgente conjugar o verbo ler na primeira pessoa. Primeiro, no plural, para que um “nós”, um grupo de alunos com o(s) seu(s) docente(s), possa aprender a ler de verdade, de forma continuada e apaixonada, e a construir sentido; depois, para que se possa também ter o desejo e a confiança suficiente para o conjugar no singular, num “eu” que descobre e explora, num questionamento e deslumbramento permanente, os livros da sua vida. 
 
Na formação “A importância da leitura partilhada”, serão aprofundados os conhecimentos acerca da leitura partilhada como prática indispensável da mediação leitora, passível de ser aplicada em todos os níveis de ensino e com todas as idades (dos bebés aos seniores), com resultados provados por vários estudos, mesmo nos contextos mais desfavoráveis. Por ser também fundamental saber analisar e selecionar o acervo mais adequado, já nem todos os livros se prestam a esta prática dialógica, irão ler-se e refletir-se com a ajuda de muitos livros para a infância e juventude de diferentes tipologias.
 
Paula Cusati é mediadora de leitura e formadora, acreditada pelo CCPFC na área da Promoção da Leitura. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com biénio de especialização em ensino das línguas estrangeiras, possui uma pós-graduação em Livro Infantil. Completou a parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil da Universidade de Castilla-La Mancha. 
 
Trabalhou durante vários anos numa biblioteca municipal, onde foi responsável pelas atividades de animação e promoção da leitura. Foi animadora do projeto Cata Livros (Fundação Gulbenkian) nos concelhos do Litoral Alentejano e Algarve. Colaborou com o PNL2027 no projeto “Território Leitor”. É um dos dez elementos do Observatório de Leitura instituído pelo Município de Pombal e cujo objetivo é analisar, discutir e distinguir os melhores livros para a infância publicados nos países de língua portuguesa.
 
Pertence à cooperativa cultural Chão Nosso. Cria e dinamiza sessões de leitura em voz alta com livro em presença, oficinas e projetos continuados de promoção da leitura e da escrita. Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Presta consultoria individual, profissional e institucional no campo da mediação leitora e da promoção da leitura e da escrita. Mantem o blogue www.mediarleituras.blogspot.com onde escreve acerca destes assuntos desde 2012.
 
 
Por: CM Loulé