Programa «Golfinho com as Estrelas» suspenso no seguimento de pareceres da DGAV e ICNF
As gravações do programa de Televisão da SIC, "Golfinhos com as Estrelas", cujo início estava previsto para o dia 19 de Maio, foi suspenso, tanto pelo Zoomarine como pela SIC, no seguimento de dois pareceres desfavoráveis do ICNF e DGAV, entidades que regulam a atividade do Zoomarine em Portugal.
Este parecer veio no seguimento de uma exposição minuciosa elaborada pelo Zoomarine, relativamente aos conteúdos do programa televisivo. Para além da componente de entretenimento, que não tinha uma característica única no programa, destacava-se a forte presença de conteúdos de Investigação, Conservação e Educação, os 3 principais valores, que norteiam a atividade do Zoomarine em Portugal.
É convicção, tanto do Zoomarine como da SIC, que estes conteúdos iriam sensibilizar ainda mais os portugueses para esta magnífica espécie marinha, dar-lhes um pouco mais de conhecimento e ajudar as pessoas a mudarem um pouco mais os seus comportamentos, como forma de ajudar à conservação dos ecossistemas marinhos.
Não obstante toda esta sustentação, as entidade reguladoras, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas - e DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária - não foram sensíveis aos argumentos apresentados e emitiram um parecer desfavorável à produção do programa.
Não esteve nem está em causa, qualquer precedência legal, ou ausência de licenciamento por parte do Zoomarine. Também as condições de segurança e de Bem-Estar dos animais estão amplamente salvaguardadas, pois esta é a prioridade primeira do Zoomarine no passado, presente e futuro, assegurada por uma equipa de técnicos, dedicada e apaixonada pela sua profissão e pela vida animal.
Caso o programa não houvesse sido desautorizado por estas entidades oficiais, pela primeira vez em horário nobre, um programa de televisão iria transmitir amplos conteúdos de Ciência, Conservação e Educação da Vida marinha e dos golfinhos em particular.
Não obstante e face a ambos os pareceres negativos sobre o programa por parte de ambas as entidades, a Administração do Zoomarine e da SIC suspenderam agora a sua realização.
Sobre o Zoomarine:
Considerado o primeiro parque / empresa de animação turística de Portugal e um dos melhores da Europa, o Zoomarine é hoje a maior atração do Algarve. Um lugar mágico de entretenimento educativo, capaz de proporcionar aos seus visitantes o melhor dia das suas férias!
PRINCIPAIS PRÉMIOS CIENTÍFICOS
1995 - IMATA Melhor Comportamento Treinado
Este é o prémio de maior prestígio da IMATA (International Marine Animal Trainers Association), atribuído por ocasião de uma "Cistoscopia voluntária em Golfinhos". Consistiu num procedimento-diagnóstico efetuado por comportamento voluntário numa das nossas fêmeas de golfinho. A cistoscopia é uma técnica diagnóstica de mínima invasão onde, por cateterização urinária (através de uma sonda), se visualizam as estruturas internas do sistema urinário permitindo observar eventuais alterações patológicas.
1998 – Grande Prémio – IMATA Aplicação de Técnicas de Maneio e Cuidados Médicos/Avanços na Área de Pesquisa)
Intitulado "Teflon implantation procedure by cytoscopy in a dolphin bladder under medical training", este trabalho premiado consistiu na implantação de teflon, por cistoscopia, num golfinho fêmea sob treino médico. O trabalho apresentado descreveu a correção de um ureter ectópico num golfinho fêmea através do auxílio de cistoscopia. A correção foi feita por implantação de teflon e todo o procedimento médico foi efetuado sob comportamento médico voluntário. O ureter ectópico foi selado com sucesso, tendo resolvido o problema urinário recorrente num dos nossos golfinhos fêmea.
2002 - 2º Lugar IMATA Melhor Comportamento de Maneio em Prol do Bem-estar Zoológico
Este 2º lugar foi atribuído pelo trabalho realizado para recolha de uma biópsia genital numa fêmea golfinho-roaz, através de comportamento de bem-estar voluntário. A biópsia genital é um método de diagnóstico de avaliação auxiliar, com a qual se detetou uma massa anormal no aparelho genital de uma fêmea golfinho-roaz. A apresentação, com o título “Voluntary training for a genital biopsy in a female dolphin”, consistiu numa descrição completa através de fotos e vídeos de todo o procedimento e de todas as fases de treino até a realização da biópsia voluntária com sucesso.
2004 - 1º Lugar IMATA Tecnologias Tradicionais;
- 2º Lugar IMATA Avanços na Área de Pesquisa
Ambos os prémios foram atribuídos de laparoscopia realizada a uma foca-cinzenta. A laparoscopia é um método que permite uma visualização real dos vários órgãos e sistemas internos, anteriormente só visíveis através de exames radiológicos ou ecográficos. Possibilita fazer diagnósticos e surge como uma alternativa na terapêutica cirúrgica de mínima invasão para diversas patologias. Através da utilização desta técnica, foi possível realizar uma cirurgia sem abrir o abdómen, através do uso de sondas, e remover ovários quísticos daquela foca-cinzenta.
2004 - 2º Lugar IMATA Melhor Comportamento de Maneio em Prol do Bem-estar Zoológico
Este prémio foi atribuído ao Zoomarine pela biópsia realizada na mucosa oral da mandíbula de um golfinhoroaz. A biopsia foi realizada como meio de diagnóstico auxiliar para avaliação de lesões pontuais e persistentes na boca do golfinho. O trabalho apresentado, e intitulado "Training a female bottlenose dolphin for a voluntary mouth biopsy", consistiu numa descrição completa de todo o processo de treino até à realização da biópsia voluntária com sucesso.
2004 - III Prémio Manuel de Arriaga
Este prémio visa distinguir aqueles cujo trabalho ou intervenção em favor dos animais se salientou ao longo do ano. Foi atribuído à equipa do Zoomarine pelo Amor e Dedicação na luta pela reabilitação do golfinhoderisso chamado Balú, que deu entrada no Porto d'Abrigo do Zoomarine, no verão de 2004.
2006 – 1º lugar EAAM Melhor Poster
Atribuído pela EAAM (European Association for Aquatic Mammals) ao Zoomarine pelo poster “The “cotton cocoon” technique: how to dislodge a fishing hook from a pinniped’s gastric cavity”, no qual foi descrito o procedimento da técnica do casulo de algodão, usado para desalojar um anzol de pesca da cavidade gástrica de uma foca em reabilitação.
2010 - Galardão AIZA Melhor Comunicação
Atribuído ao Zoomarine pela AIZA (Associação Ibérica de Zoos e Aquários) no ambito da comunicação "De Predadores a presas - a evolução da apresentação de aves de rapina no Zoomarine", no Encontro Anual de Curadores. Este prémio é uma forma de reconhecimento pelo investimento em práticas de excelência no campo do bem-estar animal. A comunicação descreveu a evolução das apresentações de aves de rapina nos últimos anos, sendo abordados, em detalhe, os diferentes aspetos relacionados com a filosofia de treino
do Zoomarine, assente no cuidado e no respeito pelas suas aves.
2011 - Prémio IAATE Melhor Comportamento de Bem-estar e Maneio
Atribuído ao Zoomarine pela IAATE (International Association of Avian Trainers and Educators) pelo trabalho "Station Training for Voluntary Feet Inspection". Este é o prémio mais importante na sua área e premiou o forte compromisso para com o bem-estar dos espécimes que mantemos na nossa coleção e que destaca os inerentes elevados níveis de cuidado zoológico, maneio, etc.. A equipa das aves do Zoomarine, apresentou um equipamento inovador de diagnóstico, permitindo avaliar as condições médicas nas patas da aves (independentemente da sua espécie). Trata-se de um podoscópio desenvolvido especificamente para este grupo zoológico.
2011 – IMATA Melhor Apresentação
Atribuído ao Zoomarine pelo trabalho intitulado "Adapted Training for Geriatric Marine Mammals". Fruto da idade, muitos animais começam, de forma natural, a desenvolver algumas alterações físicas (e.g., perda de visão ou de audição, alterações locomotoras). A apresentação procurou ilustrar a nossa abordagem de treino específico para estes espécimes de mais idade garantindo, desta forma, o bem-estar destes.
2013 – IAATE Melhor Proposta de Enriquecimento Ambiental
Atribuído pela IAATE ao Zoomarine pelo trabalho realizado nos últimos anos no ambito do enriquecimento ambiental em aves, como filosofia de treino e maneio.
2014 - Sonny Allen Lifetime Achievement Award, Prémio de Reconhecimento por Carreira Atribuído pela IMATA ao Pedro Lavia, fundador e presidente do Zoomarine, e é atribuído, de forma excecional, apenas quando ao proposto é reconhecido um raro mérito profissional e ético. O prémio de carreira tem como objetivo homenagear os profissionais que se destacam na idealização e promoção de elevados padrões de bem-estar animal na área dos mamíferos marinhos, inovando e fortalecendo as dinamicas nacionais e internacionais de "husbandry", educação ambiental, conservação da natureza, ciência e investigação, ao mesmo tempo que incentivam e facilitam o crescimento técnico e cooperativo, aquém e além fronteiras, dos especialistas nestas áreas.
Por Zoomarine