GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com
Viveiros é apelido com origem na Galiza, onde se encontra o município de Vivero, na província de Lugo (fig. brasão)
Pedro Lopez de Lugo y Rodriguez de Vivero foi o primeiro conhecido a adoptar o apelido. Nasceu c.1280, casou com Osenda Perez de Sotomayor y Monterroso. Foi Senhor da casa solar de Lugo e Mordomo do Rei de Castela D. Afonso XI (1312-1325).
Lope Perez de Lugo y Novoa e Berenguela Rodriguez de Vivero, nasceram c.1255. Ele foi Senhor da casa solar de Lugo e ela senhora de Viver. Foram pais de Pedro Lopez.
Fernando Yañez de Lugo e Inês de Nóvoa e Bolaño foram pais de Lope Perez. Fernando Yañez nasceu c.1230 e foi também Senhor da casa solar de Lugo.
Ruy Froyla de Lugo e Elvira Alvarez de Seijas, foram pais de Fernando Yañes, nascidos em Lugo c.1205.
Sancho Ramiriz de Lugo e Aldonça Fernandez de Seijas foram pais de Ruy Froyla. Nasceram em c.1180 e foram Senhores da Fortaleza de Castro de Seijas e Narla.
Lope Ramirez de Lugo, nascido c.1160, foi Senhor da casa solar de Lugo e de esposa desconhecida teve Sancho Ramiriz.
Juan Froila de Lugo Coronado foi casado com Sancha Lopez de Ulhoa. Juan nascido c.1140, Rico-homem, governador e alcaide de Lugo, foi pai de Lope Ramirez.
Garcia Perez de Lugo, nasceu em 1102, foi Senhor de Lugo e casado com Toda Coronado foi pai de Juan Froila.
Pedro Froilaz de Trava casou com Urraca Froilaz e foram pais de Garcia Perez. Pedro nascido c.1075, foi Conde de Trastamara, falecendo em 1126. Urraca foi Condeça de Arlamba e Trava. Pedro foi 8º neto do célebre Hermenegildo "Mendo" Guterres e de Ermesenda Gatones (filha de Gatón del Bierzo, Conde de Astorga e de Bierzo e de Egilona “Egilo” Ramirez). “Mendo” foi um nobre Galego que se apoderou (878) do Condado de Coimbra, fundando uma dinastia Condal que cooperou com Cristãos e Muçulmanos
até 1017.
Francisco de Viveros, nascido c.1500, foi um fidalgo Castelhano que veio para Portugal e aqui casou com Maria de Azevedo…
Outro Francisco de Viveiros foi Procurador da Corte por Albufeira em 1619…