27, 28 e 29 de setembro
O «antigamente» é o mote deste Festival. De forma a mostrar as tradições e costumes desta aldeia no interior do Algarve, a organização do evento, o Serrano Futebol Clube, em colaboração com o Município de Silves e a Junta de Freguesia de S. Marcos da Serra, promete “uma viagem ao antigamente”, através da confeção de comidas tradicionais da zona.
Famosa pelo seu pão e medronho, S. Marcos da Serra é uma aldeia no interior do Algarve que faz fronteira com o Alentejo, sendo a sua gastronomia tradicional uma mistura de pratos das duas regiões a sul do país. Açorda, papas de milho, cachola frita, sopas de tomate, miolos, são exemplos de pratos que os visitantes poderão apreciar num ambiente decorado com objetos tradicionais, utilizados nas várias tarefas do dia a dia no campo, nos tempos que já lá vão. A ideia é recordar aos habitantes destas regiões as suas raízes, reavivando memórias através do paladar, dando também a conhecer a quem ainda não o sabe, as tradições desta zona do país, no “antigamente”. Os visitantes poderão escolher as iguarias preparadas pelos vários restaurantes aderentes ao Festival, que recorrem às suas próprias memórias e paladares para recriarem ao detalhe as refeições de gerações.
Realizado junto ao Estádio Municipal de S. Marcos da Serra, a partir das 18 horas na sexta e no sábado e das 11 horas no domingo, o evento conta com um cartaz que representa a índole do Festival, com destaque para o grupo Allcante, Filipa Sousa e Ana Marques. Conta ainda com artistas locais, vários grupos de animação e cantares de música portuguesa.
Serrano Futebol Clube