Programa visa a criação de uma rede de apoio de cuidados primários médico veterinários para animais em risco.
O Município de Faro assinou um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco – Cheque Veterinário - visando a promoção de boas práticas do bem-estar animal.
O protocolo assinado tem como objetivo a cooperação e o intercâmbio entre a Ordem dos Médicos Veterinários e o Município de Faro, por forma a implementar o mencionado Cheque Veterinário, para intervenção na prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, de animais errantes, capturados pelo CROAF (Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro) e colónias de gatos sob a responsabilidade da autarquia, bem como cuidados aos animais de famílias carenciadas devidamente identificadas pelo Município.
O programa inclui um Plano de Cuidados de Saúde Primários (assente em profilaxia médica e cirúrgica e na identificação animal) e um Plano de Cuidados de Saúde Continuados e de Urgência (aplicável aos animais em risco identificados pelo Município e que consiste na capacidade de resposta de tratamento médico e de urgência 24 horas).
O cheque veterinário médico e cirúrgico só poderá ser concedido aos animais com identificação eletrónica, com exceção dos animais alojados no CROAF e apenas poderá ser usado nos Centros de Atendimento Médico-Veterinários aderentes. A listagem com os centros aderentes irá ser disponibilizada no site da Ordem dos Médicos Veterinários.
Esta iniciativa vai ao encontro das políticas municipais de intervenção na área da saúde pública e com os animais em situações carenciadas e/ou errantes, permitindo o cumprimento dos desígnios fundamentais da nossa estrutura social, através da promoção da saúde e bem-estar animal, da saúde e segurança das populações.