Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Algarve prepara participação em encontro nacional comemorativo da JMJ

16:10 - 20/09/2024 ALGARVE
O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve está a organizar a participação dos jovens algarvios no Encontro Nacional da Juventude «Rejoice!», que comemora o primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

A iniciativa, promovida pelo Patriarcado de Lisboa e pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa, tem lugar no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa, nos dias 19 e 20 de outubro.

Assim sendo, o Setor da Pastoral Juvenil da diocese algarvia realizará a inscrição conjunta de todo contingente algarvio. Para isso, os grupos de jovens da diocese deverão submeter o seu pedido através de formulário próprio até ao dia 03 de outubro para serem incluídos na participação conjunta.

O Setor Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) informa ainda estar a providenciar o transporte dos participantes entre o Algarve e Lisboa, que o alojamento “será feito em paróquias de acolhimento do Patriarcado de Lisboa, em regime de acantonamento” e que “a inscrição não contempla refeições” porque “estas serão responsabilidade dos participantes”. “Os sacerdotes têm uma inscrição adicional, portanto, caso o pároco queira acompanhar o grupo, deve-nos informar para procedermos às diligências necessárias”, acrescenta ainda o SDPJ.

Aquele organismo refere ainda que a inscrição para o encontro, “aberto aos jovens a partir dos 15 anos”, inclui uma contribuição de 17 euros aos participantes e de 10 euros aos voluntários. “Estes valores têm como objetivo suprir o custo do seguro, um pequeno kit e outras despesas de organização”, explica-se.

O SDPJ indica que o encontro “tem como principal objetivo invocar a JMJ Lisboa 2023, dando continuidade ao protagonismo vivido pelos jovens no contexto da Jornada Mundial da Juventude”. “Pretende-se ainda que o ‘Rejoice’ seja um momento agregador no país, capaz de congregar os jovens das várias realidades e geografias”, acrescenta.

“Durante o fim de semana, os jovens estarão juntos para celebrar a alegria da fé, existindo vários momentos e espaços: o Festival da Juventude, no qual fará parte integrante o Festival Nacional da Canção Cristã, uma ‘Cidade da Alegria’ com stands onde os movimentos juvenis irão expor a sua atividade, um espaço dedicado ao Sacramento da Reconciliação e Adoração, entre outros”, prossegue, numa alusão ao programa que vai incluir os elementos principais da JMJ, num fim de semana que tem como objetivo que os jovens repitam a experiência de há um ano.

Da noite de sábado fará parte uma Vigília de Oração e, a manhã de domingo, ocupada pelos encontros de catequese “Rise Up”, pela cidade de Lisboa, tal como aconteceu na JMJ, com a temática da paz, numa altura em a guerra e os conflitos dominam a atualidade. “Queremos que os jovens também possam refletir e ser uma voz ativa na construção pela paz”, destacou o diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa em declarações à Agência Ecclesia. João Clemente disse na ocasião que o “Rejoice!” será “uma grande festa de agradecimento da jornada”.

O programa do encontro encerra com a Missa de Envio.

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, que lançou um convite à participação no encontro, já disse que o mesmo servirá também para projetar para o futuro, nomeadamente para colocar os participantes em sintonia de preparação, em vista do jubileu do ano 2025.

O Rejoice! – Encontro Nacional da Juventude é organizado em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e conta ainda com o apoio da Fundação JMJ Lisboa 2023, da Universidade de Lisboa e da Junta de Freguesia do Parque das Nações.

 

Folha do Domingo

com Agência Ecclesia