Município de Portimão volta a dedicar o mês de outubro à inclusão e bem-estar da pessoa de idade maior

10:30 - 30/09/2024 PORTIMÃO
O Dia Internacional do Idoso, que se assinala a 1 de outubro, marca o início do Mês Da Pessoa de Idade Maior, promovido mais uma vez pelo Município de Portimão e que será preenchido por um conjunto de propostas direcionadas aos seniores residentes no concelho, celebrando o processo de envelhecimento de forma positiva e natural.

O tema da memória e da sua perda é o fio condutor do espetáculo de dança “Miquelina e Miguel” do intérprete e coreógrafo Miguel Pereira, que sobe ao palco do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão no Dia Internacional do Idoso, pelas 19h00.

Na plateia estarão cerca de 130 espetadores, entre utentes, seus familiares e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Alvor, Centro de Apoio a Idosos de Portimão, Santa Casa da Misericórdia de Portimão e do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal.

O espetáculo integra a programação artística da Lavrar o Mar - Cooperativa Cultural para a celebração do centenário de elevação de Portimão a cidade, que se celebra este ano, e os bilhetes estão à venda na BOL e nos locais habituais.

Neste dia é também inaugurada no Mercado Municipal de Portimão a mostra “arte.com IDADE”, que reúne trabalhos efetuados por utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão e ficará patente até 31 de outubro, estando previsto para o mesmo espaço artesanato ao vivo nos dias 10, pelos utentes do Centro de Convívio Sénior de Portimão, e no dia 24 de outubro, pelos utentes do Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras, em ambos os casos das 10h00 às 12h00.

Entre as ações marcadas para o Dia Internacional do Idoso, terá lugar na Praça 1º de Maio uma aula de ginástica dirigida à população de idade maior, que será dinamizada por Andreia Daniel e contará com a participação das turmas do programa municipal Exercício e Saúde.

Igualmente no dia 1 de outubro, o auditório do Museu de Portimão recebe uma matiné de cinema, onde será exibido o filme “Aldeia da Roupa branca”, a primeira de um conjunto de matinés que durante este mês irão proporcionar tardes animadas à comunidade sénior, que é convidada a participar. 

Como já vem sendo tradição, no dia 2 de outubro co Município de Portimão prestará homenagem aos cidadãos centenários residentes no concelho, reunindo num almoço de confraternização centenários identificados até à data, como forma de agradecer publicamente a sabedoria dos seus ensinamentos e conselhos e o trabalho desenvolvido em prol da comunidade.

 

1º Encontro Sobre a Idade Maior

Um dos destaques do mês pertencerá à realização do 1º Encontro Sobre a Idade Maior - Viver Bem, Sem Idade, marcado para o dia 7 no Museu de Portimão, onde merecerá particular atenção o combate ao isolamento social, a abordar pelos oradores convidados.

A sessão de abertura, agendada para as 9h30, estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, seguindo-se a apresentação do programa de capacitação “Eu Sou Digital”, importante ferramenta de inclusão que está a ser desenvolvida no Centro de Convívio Sénior de Portimão.

A Associação Mais Proximidade, representada por Maria João Xavier, trará à discussão a sua missão de combate à solidão e ao isolamento entre as pessoas de idade maior, enquanto na área do bem-estar físico o professor de yoga Aristeu Lacerda conduzirá a sessão “Yoga Sénior - Yoga Suave, Yoga na Cadeira, Yoga do Riso”, ao passo que o fisioterapeuta Joel Fernandes abordará a “Promoção da Longevidade de Movimento”. Por sua vez, o professor de Educação Física Vasco Coelho falará sobre a relevância da atividade física para a saúde das pessoas maiores de idade.

Durante a tarde, os participantes terão ao dispor workshops práticos, dinamizados pelos especialistas participantes, estando previstas sessões de exercício físico, yoga e fisioterapia.

Estão a decorrer as inscrições para este encontro, dirigido à comunidade sénior, aos técnicos das áreas da saúde, do serviço social e da intervenção comunitária, aos cuidadores e ao público em geral, devendo as mesmas ser feitas até 2 de outubro pelo seguinte endereço, onde também pode ser consultado o respetivo programa: https://cm-portimao.pt/menus/servicos/saude-e-cidadania/i-encontro-sobre-a-idade-maior-viver-bem-sem-idade

 

Artesanato, ginástica, dança e muito mais

Ao longo do mês, o conjunto de iniciativas programadas visa estimular a confraternização entre as pessoas de idade maior, estando marcada para o dia 4 no auditório do Museu de Portimão uma matiné musical, com a atuação da fadista Beatriz Pereira, acompanhada por Nuno Martins (viola de fado) e Gonçalo Rosa (guitarra portuguesa) a que se segue lanche convívio, havendo ainda matinés dançantes nas seguintes datas e coletividades: dia 9 – ACRA 1.º de Dezembro de Alvor; dia 16 – Clube União Portimonense; dia 23 – Sociedade Recreativa Figueirense; dia 30 – Sporting Glória ou Morte Portimonense.

Referência ainda para os passeios a Ferreira do Alentejo nos dias 15 e 25 de outubro, abertos à participação de toda a comunidade sénior do concelho que deverá inscrever-se e obter mais informações através do email ccs.portimao@cm-portimao.pt ou do telefone 282 470 853.

O Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 17 de outubro, não será esquecido, através da ação de esclarecimento intitulada “Alimentação versus idade”, pela promovida pelo ACES na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, entre as 15h00 e a 17h00 e que contará com a nutricionista Cecília Santos.

Ao longo do mês, o grupo musical “dois Contos de Reis” visitará várias instituições com intervenção na área da terceira idade, como são os casos da Santa Casa da Misericórdia de Portimão, Centro de Apoio a Idosos de Portimão, Santa Casa da Misericórdia de Alvor e Lar S. José de Alcalar.

Outra ação promovida no âmbito do Mês Da Pessoa de Idade Maior será a decoração, logo a partir do dia 1, do Jardim 1º de dezembro com vários “trapinhos” produzidos pelas mãos de utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão, Centro Comunitário do Pontal, Centro Convívio Sénior da Cruz Vermelha- Núcleo de Portimão, e que contam com o apoio do Páteo das Artes, visando emprestar mais cor a este espaço público.

Em 31 de outubro, o encontro intergeracional “Cultivando afetos” marcará o encerramento da programação, reunindo entre as 10h00 e as 13h00 na Quinta Pedagógica de Portimão utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão, crianças da Colégio do Rio, Lar da Criança de Portimão e Creche da Santa Casa da Misericórdia de Portimão e jovens estudantes da DUAL Qualificação Profissional - Centro de Portimão, que integram o projeto “ Correio dos Afetos” que participarão no ateliê “Semear para comer”, plantando uma alface em vaso, a que se seguirá lanche convívio.

Este mês especial resulta da estratégia municipal que visa promover a saúde e o bem-estar da pessoa de idade maior.