LOULÉ | 24ª Festa dos Povos presidida pelo Bispo do Algarve

15:00 - 02/10/2024 LOULÉ
O Dia do Imigrante e do Refugiado foi festejado em Loulé com a 24ª Festa dos Povos. Uma Festa iniciada pelas cabo-verdianas Lídia Silva, presidente da Associação Esperança e pela sua irmã, Filomena Varela.

Este ano, o protocolo coube a Selma Ferreira, dirigente do CONCID – Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral do Brasil em Faro.
A iniciativa começou, como habitualmente, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade – Mãe Soberana, com o desfile das bandeiras nacionais das 25 nacionalidades participantes e ainda das entidades presentes, designadamente Associação Esperança e Paz, CONCID, TU – Talentos Unidos, APALGAR – Associação de Amizade dos PALOP no Algarve, Casa de Angola em Faro, AANGA – Associação de Angolanos em Albufeira, Associação Doina, Associação Venezuela Amiga e Rotary Clube de Loulé, entre outras.

Já no interior da igreja, seguiu-se a celebração, muito festiva, com muitos cânticos e com o tradicional momento das oferendas, por parte dos países presentes, cada uma com o seu significado.
Uma celebração dirigida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e que contou ainda com a participação do sacerdote greco-católico ucraniano, padre Oleg e do nigeriano padre Paulinos, numa manifestação da união de todos os povos em torno da integração e da paz.

Contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo e da vereadora Marilyn Zacarias, do presidente da Junta de Freguesia de S. Clemente, Carlos Filipe e do presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Analídio Ponte, entre outros.

O corpo diplomático foi representado pela Embaixadora Vicencia de Brito, do Consulado Geral da República de Angola em Portugal; Elisângela Carvalho e Ângela Barbosa, em representação do embaixador de Cabo Verde em Portugal; e representantes do corpo diplomático do Brasil e da Guiné-Bissau.


Após a celebração, os participantes rumaram ao Salão de Festas de Loulé para o tradicional almoço partilhado com os sabores do mundo, onde se juntou o cónego Carlos César Chantre, vigário geral da Diocese do Algarve.
Um convívio animado com atuações de diversos países: Batuqueiras Esperança e Paz (Cabo Verde); Benvindo Barros (Cabo Verde); Grupo de Dança Mansurca de S. Nicolau Nós Tradição (Cabo Verde); Victoria (Ucrânia); António (Itália); Grupo Firmeza Batuqueiras de Almancil (Cabo Verde); Grupo de Dança Missangas de Angola; Fernando Carvalho (Guiné-Bissau); e Xico Barata (Angola).

 

Jorge Matos Dias