Foi ontem, coincidindo com o Dia Nacional da Água, que o Governo, por iniciativa da Ministra Maria da Graça Carvalho, tornou pública a adjudicação da construção e exploração da primeira estação de dessalinização em Portugal Continental, a qual vai ser instalada no Algarve, no concelho de Albufeira.
Esta adjudicação abrange a conceção final e construção da infraestrutura, seguida da sua exploração por um período de três anos, prevendo-se que o equipamento tenha uma capacidade inicial de conversão de água do mar em potável de 16 hectómetros cúbicos, a qual poderá ser ampliada. A obra está orçada em perto de 107 milhões de euros e o processo de preparação e lançamento é da autoria da Águas do Algarve.
Este projeto, ao qual agora se dá concretização, está integrado no Plano de Eficiência Hídrica e uma parte do financiamento está prevista em PRR, sendo o remanescente suportado pelo orçamento de estado. Esta obra foi prevista em 2021 e tem que avançar pois representa um compromisso do estado português no âmbito do PRR.
Já na sexta-feira foi possível chegar a acordo com Espanha para utilizar a água do Guadiana, um acordo histórico que muito vai ajudar a região.
Estes projetos integram-se no conjunto de respostas, de carácter transversal, que vão desde a reutilização de águas residuais, novas barragens e o combate às perdas que se registam no ciclo urbano, entre outras, num processo que tem sido dinamizado com grande empenho e prioridade por todo o Governo, em particular a Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho. Este projeto, segundo as garantias prestadas ao PSD Algarve, está alinhado, do ponto de vista ambiental, com as melhores práticas europeias neste domínio e beneficiou de uma declaração de impacto ambiental favorável emitida no tempo do Governo anterior.
Cristóvão Norte, vice-presidente do grupo parlamentar e líder do PSD Algarve, afirma que “o nosso compromisso firme é que a água seria uma prioridade. Estamos a cumprir. Vamos garantir segurança no abastecimento da região, com sustentabilidade e sem desperdício de recursos. Estamos a fazer do Algarve prioridade nacional em domínios críticos. Não abdicamos de exigir isso ao Governo que apoiamos, o qual está a dar uma resposta impecável.”
PSD Algarve