Nos dias 19 e 20 de setembro de 2024 realizou-se na Universidade do Algarve o XXI Encontro Internacional AECA, organizado pela Associação Espanhola de Contabilidade e Administração de Empresas (AECA) e pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve.
Inaugurado o Encontro por João Rodrigues, vice-reitor da Universidade do Algarve, Alexandra Gonçalves, diretora da ESGHT, Carlos Baía, vereador da Câmara Municipal de Faro, Leandro Cañibano, presidente da AECA e José Rodrigo Guerreiro, presidente da Comissão Organizadora, deu-se início a dois dias de intensos debates e trabalhos que abordaram as principais preocupações, incertezas e desafios das empresas em geral e das PME espanholas e portuguesas, em particular.
O Encontro registou 213 inscrições, tendo sido 129 presenciais e 84 online. No conjunto dos participantes, originários de 12 países, observou-se predomínio dos oriundos de Espanha e Portugal, os quais registaram, respetivamente, 113 e 63 participantes. Sob o lema “Gestão da incerteza: dimensões económica, social e ambiental”, o Encontro realizou mais de 25 sessões paralelas, incluindo 3 Workshops de Investigação, nas quais foram apresentados mais de 100 trabalhos que abordaram as principais áreas da empresa, como a auditoria, a informação financeira, a normalização contabilística, o controlo, bem como áreas que têm granjeado enorme relevância nas últimas décadas, designadamente, o género, a sustentabilidade, a educação económica e financeira e a inteligência artificial.
À semelhança de eventos anteriores de igual natureza, também foram realizados Open Fórums, uma sessão da Fundação Contea, uma sessão Focus Group AECA. Os alunos também tiveram a sua própria Student Session, um espaço único reservado aos estudantes para apresentarem as suas comunicações.
O Encontro contou também com a prestigiante participação de responsáveis das principais entidades profissionais de Portugal e Espanha, como a Ordem dos Contabilistas Certificados, a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e o ICAC, além de um representante do Banco de Espanha, e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, entre outros convidados.
Os participantes do XXI Encontro Internacional AECA 2024 tiveram oportunidade de assistir e participar numa sessão inaugural dedicada ao reporting corporativo, regulamentação europeia e transposições nacionais, moderada por Fernanda Matias, professora da ESGHT e a duas mesas redondas, sendo que uma foi reservada à temática dos setores estratégicos num ambiente de incerteza global, moderada por Joaquim Nascimento, presidente da Algarve Evolution, enquanto a outra abordou a economia nacional e regional num quadro da globalização digital moderada por Hélder Carrasqueira, professor da ESGHT.
UAlg