Ofélia Ramos, coordenadora dos deputados do PSD pelo Algarve, faz uma primeira avaliação da proposta de orçamento apresentada ontem pelo Governo e é categórica: «O Orçamento não ignora o Algarve, pelo contrário, faz da região prioridade.»
Em concreto, a deputada avança que no documento há abundantes referências à região e compromissos políticos sobre matérias críticas. Desde logo, aponta a deputada, a saúde, “ o novo hospital, o centro oncológico as 5 USF - tipo C. O Algarve está no centro das políticas de saúde. Levará tempo a concretizar, é evidente, mas as opções permitem esperar grandes impactos positivos na saúde dos algarvios.”
Por outro lado, constam também compromissos no que ao abastecimento de água diz respeito, “está em marcha um programa recorde de 360 milhões para a região, é vital, estamos a avançar.”
A deputada destaca ainda o compromisso do Governo em resolver o litígio da EN-125, de modo a requalificar entre Olhão e Vila Real de Santo António, bem como os mecanismos de resposta à escassez de professores e à integração de alunos de outros países, necessária para que seja possível elevar o nível de aprendizagem dos estudantes lusófonos.
Realçando que estas medidas são uma resposta às reivindicações dos algarvios e representam oportunidades cruciais para o Algarve, reafirma o seu compromisso em acompanhar de perto a execução das medidas propostas, para que estas não fiquem no papel e para que o Algarve, receba finalmente o tratamento digno de uma região que tanto contribui para o país.
No seu compromisso de acompanhar a concretização destas medidas, a deputada afirmou que, “O Algarve é uma região crucial para o país. Merece políticas públicas que reconheçam a sua importância e respondam às suas necessidades especificas. Estarei atenta e vigilante, em nome de todos os algarvios, para que as propostas deste Orçamento se transformem em realidade.”
PSD Algarve