Pedro Esteves
Portimonense lança um guia para ajudar os profissionais a usar a Inteligência Artificial

17:00 - 17/10/2024 PORTIMÃO
Este é o manual de introdução à Inteligência Artificial Generativa (IAG), que vai permitir ao leitor ficar a conhecer e a perceber como é que a tecnologia funciona e o que pode fazer com ela, numa linguagem simples e acessível.

No próximo dia 18 de outubro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão será o local escolhido para a apresentação oficial do guia, da autoria do portimonense Pedro Esteves. Este trabalho surge como uma ferramenta para desmistificar a IAG e torná-la acessível a um público mais vasto, permitindo que tanto profissionais como entusiastas comecem a tirar partido das suas ferramentas e benefícios de imediato.

Pedro Esteves, que é formador de Modelos de Negócio e Empreendedorismo nesta mesma escola, diz que "o leitor vai ficar a conhecer o funcionamento dos modelos de linguagem de grande escala, que são o motor de aplicações como o ChatGPT, o Google Gemini ou o Claude, ao mesmo tempo que ganha uma maior consciência sobre os seus limites e imperfeições.".

O livro apresenta uma abordagem prática, ao explicar como é que a tecnologia pode ser aplicada a diferentes contextos, desde os negócios até à vida pessoal, sempre com foco em garantir que o uso da tecnologia seja seguro e benéfico para a sociedade.

As organizações estão numa fase irreversível da transição digital e estas novas ferramentas [IAG] são, sem dúvida, uma vantagem competitiva para empreendedores e empresários”, como afirma Luís Matos Martins, doutorado pela Universidade do Algarve, responsável pelo lançamento de diversas incubadoras e centros de negócios (em particular de Portimão e Albufeira) e, atualmente, CEO dos Territórios Criativos (editora do livro).

Os conteúdos deste livro, são também enriquecidos com várias ligações ao Portal Inteligência Artificial Hoje, onde o leitor pode então acompanhar online alguns dos estudos de caso apontados no livro, como a criação de um e-book ou a análise de gráficos de vendas.

 

Territórios Criativos