Por Samuel Mendonça
Jornadas Nacionais de Catequistas vão ser participadas por 125 algarvios

14:08 - 18/10/2024 ALGARVE
A Diocese do Algarve vai participar com 125 elementos nas Jornadas Nacionais de Catequistas (JNC), que decorrerão no próximo fim de semana de 19 e 20 de outubro em Fátima.

Os catequistas algarvios inscritos são oriundos de 27 paróquias, concretamente de Aljezur, Bensafrim, Boliqueime, Boliqueime, Cacela, Castro Marim, Estômbar, Ferragudo, Ferreiras, Lagoa, Lagos, Loulé, Luz de Tavira, matriz de Portimão, Mexilhoeira da Carregação, Monchique, Nossa Senhora do Amparo de Portimão, Olhão, Paderne, Parchal, Pedra Mourinha (Portimão), Quarteira, Quelfes, São Brás de Alportel, São Luís de Faro, São Marcos da Serra, Sé de Faro, Silves e Tavira.

O grupo de participantes algarvios será encabeçado pela coordenadora do Setor Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA), a irmã Arminda Faustino, que é também a coordenadora do Departamento da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa que promove as jornadas, e incluirá ainda o cónego Mário de Sousa, sacerdote da Diocese do Algarve, convidado pelo SNEC para refletir logo na manhã do primeiro dia sobre a temática ‘Os sinais salvíficos da fé: o encontro com Cristo, na comunidade e pela comunidade’.

As jornadas terão como tema ‘Os Alicerces da Vida Cristã – O Itinerário e os Sacramentos’ e por base novo itinerário para a catequese em Portugal, editado em 2022.

Os trabalhos das JNC 2024 – que têm como referência bíblica uma passagem do Livro dos Atos dos Apóstolos: «Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fração do pão e às orações (At 2, 42) – vão ser abertos pelo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, a partir das 10h, no dia 19 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, do Santuário de Fátima.

Para a conferência de abertura, o SNEC convidou o monsenhor Valentino Bulgarelli, diretor do Ufficio Catechistico Nazionale (UCN) da Itália; o sacerdote italiano vai refletir sobre ‘A Revelação e a transmissão da fé: os alicerces bíblicos do acreditar’, a partir das 10h30.

Segue-se a reflexão do cónego Mário de Sousa, sacerdote da Diocese do Algarve, biblista e coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia, sobre ‘Os sinais salvíficos da fé: o encontro com Cristo, na comunidade e pela comunidade’, ainda da parte da manhã.

A tarde do primeiro dia de Jornadas Nacionais de Catequistas começa com «’Cristo em ti’ – Celebração mistagógica com elementos catequéticos dos vários sacramentos», pelo padre Rui Ruivo (Diocese de Leiria-Fátima), e o tema ‘O encontro com a beleza e com o Deus que nos habita: Ser sacramento com e para os outros ou a vivência da caridade’, que vai ser apresentado pela professora Isabel Varanda, no polo de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Os catequistas têm também momentos de oração no programa das JNC 2024. No dia 19 de outubro são convidados a participar no Rosário e na Procissão das velas do Santuário de Fátima, a partir das 21h na Capelinha das Aparições.

No segundo e último dia das JNC 2024, a partir das 10h00, vão ser apresentados os novos materiais catequéticos, na conferência ‘O novo itinerário da Catequese e os Sacramentos’, com os padres José Henrique Pedrosa (Diocese de Leiria-Fátima), Tiago Neto (Patriarcado de Lisboa) e Rui Alberto (Salesiano).

As Jornadas Nacionais de Catequistas vão terminar com a celebração da Eucaristia, presidida por D. António Augusto Azevedo, na basílica da Santíssima Trindade.

O SDCIA pede que os catequistas se façam acompanhar pelo ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’.

 

Folha do Domingo