Chama-se FAESA e significa «Feira Ambiental Ecológica e Sustentável de Albufeira». Vai ter lugar a 2 e 3 de novembro no Jardim de Vale Faro, entre as 09h00 e as 18h00 e tem por objetivo sensibilizar os cidadãos para um consumo consciente, quer da alimentação, quer do tempo próprio, quer dos artigos que se adquirem.
Trata-se de uma grande festa em torno de uma maior consciência ambiental e de uma maior sustentabilidade do planeta, bem como do bem-estar e da saúde. Desde espaços para experiências sensoriais a palestras e narrativas para crianças, o evento contempla também concertos, mostras gastronómicas e mais uma edição do Eco-Challenge. Um fim-de-semana que vai ficar na memória de todos aqueles que forem à FAESA.
O primeiro fim-de-semana de novembro é dedicado à FAESA – Feira Ambiental Ecológica e Sustentável de Albufeira, a decorrer ao longo dos dois dias no Jardim de Vale Faro, com entrada livre. Trata-se de uma organização da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, com o apoio do Município de Albufeira.
Haverá espaços para artesanato, para treino de One Wheel (skate de uma só roda), atividades físicas, música, exercícios sensoriais, sessões terapêuticas e muito mais. O saber fazer e o saber reaproveitar também terá o seu espaço através de inúmeras oficinas.
Uma das presenças é a de Isabel Silva, apresentadora de “Estrelas ao sábado”, da RTP, assim como da cantora albufeirense Liliana Almeida, também compositora e terapeuta de som (taças tibetanas).
Mostras e reflexões em torno de uma alimentação saudável vão marcar fortemente este evento.
Das palestras, salienta-se, no dia 2, as seguintes: “Cosmética Natural, Ecológica e Sem Tóxicos”, por Nádia Monteiro (14h00), ”Terapias Alternativas para Animais”, pela QivetAlgarve (14h30) e “Bem-estar e Felicidade” por Bárbara Taborda (15h15), conhecido rosto da televisão. Bárbara Taborda, consultora de bem-estar e felicidade, “desenvolveu o método Slow Aging, que ajuda as pessoas a integrarem rotinas e hábitos saudáveis nas suas vidas para serem mais produtivas, saudáveis e felizes”. Apaixonada por culinária, especialmente após a sua participação no Masterchef 2019, Bárbara lançou a rubrica "Saúde na Ponta do Garfo", onde partilha receitas e promove o uso do alimento como medicamento. Há ainda neste sábado, às 17h15, a palestra “Reeducação alimentar na prevenção de doenças metabólicas”, pela nutricionista Martina Grieff. No dia 3, as palestras serão sobre Ética alimentar, por Isabel Silva (15h00), uma outra intitulada “Quinta do Freixo: um exemplo de sustentabilidade”, por Luís Cabral e Silva (15h45) e ainda “Psicoaromaterapia e Metafísica da Saúde”, por Katy Rapyas (16h45).
No Jardim de Vale Faro, um conjunto de stands de 9m2 vão acolher terapeutas que vão proporcionar as suas técnicas a quem estiver curioso, desde massagens, alinhamento de “chakras”, micro leitura e limpeza energética e muitas outras fontes alternativas geradoras de bem-estar físico e emocional.
Pilates, ioga, e muita dança e de muitos estilos, vão ter igualmente o seu lugar e, a par de tudo isto, não faltarão degustações e mostras culinárias ao vivo. No sábado, teremos “Vegetais Fermentados”, por Andreia Colibri (10h30), “Sabores Saudáveis: Descubra o poder da Cozinha Vegetariana”, com as nutricionistas Martina Grieff e Safira Carvalho (16h15). No domingo, às 10h30, Safira Carvalho apresenta também “Pequeno-almoço Nutritivo e Utensílios Tóxicos a Evitar na Cozinha”.
Para os mais novos há múltiplas atividades e Vanda Assunção vai também contar-lhes histórias no Stand Kids: no sábado, às 17h00, “A Zebra que não gostava de couves” e, no domingo, “A Sopa Verde” (10h15) e “O Nabo Gigante” (16h00).
Os concertos já estão marcados e teremos no dia 2, às 17h45, “Soundhealling” por Johnny White e no domingo, às 14h00, um outro por Mateus Verde, e para encerrar o FAESA, quando forem 17h30, o concerto de Carlos Braga.
Integrado neste evento, decorrerá também mais uma edição do Eco-Challenge, com início às 09h30 de domingo, que terminará às 17h20 com a entrega de prémios. Trata-se de uma ação de limpeza que inclui também um sorteio de prémios e a transformação de resíduos em objetos novamente plenos de utilidade.