A Fundação para a Saúde, em parceria com a Universidade do Algarve e a Unidade Local de Saúde do Algarve, promove a IX Conferência Estados Gerais - Transformar o SNS, no dia 16 de novembro, a partir das 10h00, no Anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, Faro.
Dedicada ao tema "Necessidades não satisfeitas, sustentabilidade e desenvolvimento de equipas multiprofissionais", o foco e prioridades desta IX Conferência são as pessoas, as suas necessidades, as suas expectativas, a procura de cuidados e a adequação das respostas. Estas são indissociáveis dos processos de trabalho e dos modelos de cuidados.
Nos 45 anos de vida do SNS ocorreram grandes mudanças, designadamente:
-
Nas características da população, sociodemográficas e epidemiológicas;
-
Nas expectativas e exigências da sociedade;
-
Na diversificação de competências dos profissionais e nas suas expectativas;
-
Na inovação clínica e tecnológica, com custos crescentes;
-
Nos dilemas ético-sociais relativamente às desigualdades de acesso a cuidados de qualidade e aos resultados de saúde alcançados.
A sustentabilidade do SNS e do sistema de saúde como um todo, tanto financeira, como social e ambiental está ameaçada. Sem uma regulação sistémica eficaz, podem emergir perversões comerciais face às fragilidades, angústias e dramas pessoais e sociais a todos os níveis, configurando desafios éticos complexos.
A diversificação e disponibilização de novas competências profissionais trazem novas oportunidades. Porém, requer um modelo de trabalho dominantemente interprofissional e com mais envolvimento das pessoas, com ou sem doença, nos seus processos e percursos de cuidados no SNS e no sistema de saúde.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória aqui.
Consultar programa completo aqui.
Mais informação sobre o Ciclo de Conferências aqui.
UAlg