No âmbito do projeto FIREPOCTEP+, e da elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve (PIGCAlg), a Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL promoveu, em colaboração com o Município de Tavira, um workshop colaborativo.
Nas sessões de trabalho, que decorreram nos dias 23 e 24 deste mês, participaram representantes de diversas entidades, de diferentes áreas: Associações Florestais e Ambientais; Região de Turismo do Algarve; ICNF; APA; AGIF; empresas de celulose e Gabinetes Florestais Municipais.
O projeto FIREPOCTEP+ (Paisagem resiliente face a grandes incêndios florestais: resposta a emergências, melhoria da interoperabilidade e reforço das capacidades operacionais e sociais face às alterações climáticas) visa reforçar os sistemas de prevenção e extinção de incêndios florestais na região transfronteiriça entre Espanha e Portugal.
É um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP).
Liderado pela Universidade de Vigo, o FIREPOCTEP+ tem um orçamento global de 3.322.468,75euros, uma duração de três anos (01/01/2024 – 31/12/2026) e um total de 15 beneficiários, de Espanha e Portugal (sendo a Comunidade Intermunicipal do Algarve um dos parceiros deste projeto).
No que respeita ao Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve, irá incluir, entre outros aspetos, ferramentas de simulação de comportamento do fogo e de otimização de localização de tratamentos de combustível. Necessita, nesse âmbito, de incorporar o conhecimento e as prioridades dos atores locais na definição de objetivos de gestão nas áreas estratégicas e na calendarização da gestão de combustível.
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