O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) no Algarve apresentou no passado sábado, 26 de outubro, o seu programa de atividades para o presente ano pastoral.
Na assembleia diocesana, que teve lugar em Faro nas instalações da paróquia de São Luís com a participação de cerca de 70 membros, do bispo da diocese, D. Manuel Quintas, e do presidente nacional do MMF, Filipe Ferreira, o Secretariado Diocesano do movimento divulgou que a 15 de março de 2025 realizará a Peregrinação Mariana Jovem a pé, desde a Sé de Faro até ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», em Loulé. No dia 05 de abril promoverá, em colaboração com o Secretariado Nacional, a formação sob o tema “Porque Oramos? A Mensagem de Fátima, lugar de esperança”.
No dia 12 de abril participará em Lisboa no Encontro Interdiocesano de Pequenos Mensageiros; de 24 a 27 daquele mês no Retiro de Doentes em Fátima; nos dias 09 e 10 de junho na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima; no dia 15 de junho no Jubileu Diocesano dos Movimentos e Associações Laicais; nos dias 19 e 20 de julho na Peregrinação Nacional do MMF; e no dia 12 de outubro no Encontro Nacional de Mensageiros em Fátima.
O Secretariado Diocesano anunciou ainda que vai continuar a dinamizar a iniciativa “Tarde com o MMF”, deslocando-se às paróquias que o solicitarem, para “fomentar a adoração eucarística com crianças e dinamizar a difusão da mensagem de Nossa Senhora”.
Na Eucaristia daquela assembleia diocesana, o bispo do Algarve, que presidiu à celebração, disse aos presentes que o movimento deve ajudá-los a viver “com mais verdade e autenticidade” a sua condição de batizados. “A espiritualidade dos movimentos enriquece a Igreja na sua particularidade e especificidade”, acrescentou D. Manuel Quintas, desejando que Maria “possa ser inspiradora” da sua vida e do seu serviço na Igreja.
O encontro contou também com a reflexão do teólogo Juan Ambrosio sobre o tema “Peregrinos alegres na esperança com Maria”.
No Algarve, o MMF conta com cerca de um milhar de mensageiros em 47 paróquias da diocese.
Folha do Domingo