Fotos © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Bispo do Algarve visita as paróquias de Cacela e Vila Real de Santo António

15:00 - 15/11/2024 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
O bispo do Algarve visita no próximo fim de semana de 16 e 17 de novembro as paróquias de Cacela e Vila Real de Santo António.
A visita pastoral tem início no sábado com os encontros com os crismandos, às 10h, em Vila Real de Santo António, e, às 11h30, em Cacela.
 
Nesta última paróquia, D. Manuel Quintas encontra-se naquele dia às 14h com as crianças da catequese, catequistas e pais. Com os mesmos destinatários da paróquia de Vila Real de Santo António encontrar-se-á às 16h daquele dia.
 
Pelas 18h de sábado, o bispo diocesano presidirá à celebração da Eucaristia com administração do sacramento do Crisma, na qual a direção da Cáritas Diocesana renovará o seu compromisso.
 
Às 21h30 daquele dia, o bispo do Algarve participa ainda na conferência promovida em parceria pela Cáritas do Algarve e pela paróquia de Vila Real de Santo António na biblioteca municipal no âmbito do VIII Dia Mundial dos Pobres, que se assinala no dia seguinte.
 
No domingo, 17 de novembro, D. Manuel Quintas preside às Eucaristias em Cacela, às 10h; em Vila Real de Santo António, às 12h15; e na Manta Rota, às 17h.  O bispo do Algarve participará ainda num almoço-convívio com os conselhos pastorais e económicos e outros.
 
Esta é a quarta visita pastoral deste ano de 2024/2025, depois das de Alcoutim, Cachopo, Giões, Martim Longo, Pereiro e Vaqueiros, de 30 de outubro a 03 de novembro; de Altura, Azinhal e Odeleite, de 05 e 06 de outubro; e de Santa Bárbara de Nexe e Estoi, de 12 e 13 de outubro.
 
Depois de ter visitado as paróquias da região pastoral do barlavento em 2022/2023 e as da região pastoral do centro em 2023/2024, neste ano pastoral de 2024/2025, D. Manuel Quintas visita agora as comunidades paroquiais da região pastoral do sotavento. As primeiras foram as paróquias de Altura, Azinhal e Odeleite nos dias 05 e 06 deste mês.
 
O bispo diocesano já explicou que esta ronda de visitas mais curtas se deve ao facto de ter querido ainda visitar a diocese toda após a pandemia e antes de terminar o seu serviço.
 
Recorde-se que o bispo do Algarve, após completar 75 anos no passado dia 27 de agosto, apresentou ao Papa o seu pedido de resignação, como determina o Direito Canónico.
 
 
Folha do Domingo