No próximo sábado, 23 de novembro, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, o Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães recebe o Seminário «Arquivos & Bases de Dados».
A utilização de bases de dados por parte dos investigadores trouxe uma nova abordagem sobre o tratamento das fontes históricas e a forma como se processa a informação.
O seminário pretende apresentar várias comunicações que versem sobre um conjunto de bases de dados criadas em projetos de investigação ou a título individual, de forma a conhecer as especificidades, funcionalidades e a “engenharia” dessas ferramentas sustentadas com informação arquivística.
A sessão arranca com o tema “As bases de dados e os desafios dos dados abertos conectados”, apresentado por Daniel Alves. João Costa e Lina Oliveira sobre “Loulé no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (séculos XIII-XVIII): fundos e conteúdos”.
Após uma pausa, Fernanda Olival e Bruno Lopes irão falar sobre a base de dados SPARES.
À tarde, o primeiro painel, com Graça Videira Lopes, será dedicado aos “Trovadores na era digital: do projeto à base de dados”. Marta Santos traz uma visão regional do tema: “Base de dados da arquitetura de ornato no Algarve: inventário, categorização e georreferenciação”.
Antes do debate final e sessão de encerramento, Ricardo Costa Agarez e Tânia Rodrigues apresentam “Arquitetura Aqui: dados e contributos para uma história cocriada do equipamento de usufruto coletivo em Portugal e Espanha”.
A participação gratuita, sujeita a inscrição através do e-mail: arquivo.municipal@cm-loule.pt