Os estrangeiros e o 25 de novembro em Portugal.

14:29 - 25/11/2024 ALBUFEIRA
O dia 25 de novembro é uma data importante e é hoje comemorada no Parlamento. Mas não só na Assembleia da República, também em Albufeira por um grupo de estrangeiros de 12 nacionalidades diferentes que se juntaram para homenagear esta data.

O organizador Paolo Funassi explica o espírito da iniciativa. O 25 de abril é uma data fundamental para Portugal (coincide também com o mesmo dia em que se comemora a derrota do nazi-fascismo em Itália), mas o 25 de novembro é igualmente importante, porque se estamos hoje num Portugal democrático, europeu, economicamente livre e avançado, devemos isso também aos acontecimentos de 25 de novembro. Como todos sabemos o facto ligado ao 25 de novembro de 1975 foi uma movimentação militar conduzida por partes das Forças Armadas Portuguesas, cujo resultado levaria mais tarde ao fim do Processo Revolucionário em Curso (PREC) e a um processo de estabilização da democracia representativa em Portugal.  

Acredito que os estrangeiros que amam este país devem conhecer a sua história, bem como a sua cultura, língua, tradições. E por isso concordámos em falar sobre estes factos, porque nem toda a gente conhece os factos completos daqueles dias e o nome do herói General Ramalho Eanes. O 25 de novembro e as suas comemorações e o respeito pela maravilhosa história de Portugal são factos que são e serão sempre respeitados por muitos de nós, estrangeiros. Que somos estrangeiros de nascimento, mas não de coração.

O espírito da iniciativa de hoje, cheia de respeito e que serviu para aprofundar os conhecimentos relacionados com os acontecimentos de então, entusiasmou os presentes. Como salientou a brasileira Joana, “o que aconteceu a Portugal nos anos 70 pode voltar a acontecer noutros países, como eu às vezes receio que aconteça ao meu Brasil, por isso temos de seguir o exemplo e o espírito dos portugueses dessa época.

A ucraniana Olga acrescenta: “Não conhecia os factos, mas já tinha lido sobre esta data importante e sobre algumas das controvérsias que envolvem estas comemorações, pelo que decidi participar para saber mais e achei muito útil”.

Em conclusão, a Funassi reitera e reforça o facto de que os estrangeiros que amam Portugal não vêm aqui apenas para ficar na praia ou trabalhar... muitos também vêm para ajudar as suas cidades e sociedades a desenvolverem-se cada vez mais. Para isso, a integração e a inclusão nos assuntos locais são passos importantes... e como eu digo sempre, a integração é dar e receber.

 

Por: Paolo Funassi