Com a chancela da UAlg Editora, no próximo dia 10 de dezembro, às 17h30, na Sala de Conferências da Biblioteca de Gambelas, vai ser apresentado do livro «Não Esquecerei o que Então Chamámos Esperança»: uma Antologia de Crónica Autobiográfica Sobre a Revolução de Abril.
«Não Esquecerei o que Então Chamámos Esperança reúne 58 crónicas de escritores, escritoras e jornalistas sobre o 25 de Abril, escritas entre 1974 e 2024 e publicadas em jornais e livros ou divulgadas na rádio e na internet.
A escolha incidiu sobre a crónica autobiográfica. O olhar pessoal de cada texto desdobra os diferentes modos de recordar a Revolução dos Cravos, criando uma antologia polifónica. Há quem escreva das ruas da Lisboa revolucionária, outros de territórios que haveriam de ser descolonizados, há quem recorde Abril na sua maturidade e há quem tenha nascido depois. A diversidade das memórias, aqui reunidas, contrasta com e complementa os discursos coletivos, mais institucionais, que foram celebrando o 25 de Abril ao longo de cinco décadas.
Antologiar o que não esquecer deste legado é mostrar que cada memória continua a contribuir para uma leitura do presente.» (Andrade; Baleiro; Carmo; Ribeiro, 2024)
A apresentação conta com a presença das organizadoras da obra, Carina Infante do Carmo, Filipa Perdigão Ribeiro e Rita Baleiro.
UAlg