Descubra a magia do Natal na Aldeia de Parises, no coração da Serra do Caldeirão, onde a tradição e a sustentabilidade se unem em decorações naturais, sabores típicos e momentos inesquecíveis para toda a família. Visite até 6 de janeiro e deixe-se encantar pelo espírito natalício mais genuíno do Algarve!
No coração da Serra do Caldeirão, em São Brás de Alportel, a aldeia de Parises renasceu como uma mágica Aldeia de Natal Verde, celebrando a época natalícia com decorações naturais e uma programação especial para toda a família.
Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, com o apoio da Junta de Freguesia e o empenho dos habitantes das aldeias serranas, voluntários e amigos, a aldeia transformou-se num cenário encantador, utilizando apenas materiais naturais e reutilizados, sem plásticos ou efeitos artificiais. Este trabalho, fruto de semanas de dedicação na Oficina de Natal, pode ser apreciado até ao Dia de Reis, 6 de janeiro.
A magia do natal chegou no final do dia 8 com o acender das luzes e a atuação de um novo agrupamento musical que junta quatro amigos a "Dar de Vaia", com algumas das melodias que fazem parte das memórias de todos.
O ponto alto da programação acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, com um fim de semana repleto de atividades, magia e sabores natalícios para toda a família. Para viver esta experiência única, basta subir à Serra, até Parises, localizada a 18 km ao norte de São Brás de Alportel, pela EM 1202.
A decoração da Aldeia de Natal Verde reflete as cores, texturas e aromas da serra algarvia, num tributo à natureza e à criatividade local. Desde o momento de abertura desta aldeia com o acender das luzes de Natal realizado no último domingo, 8 de dezembro, acompanhado por um brinde de café de chocolateira preparado no fogo a lenha, Parises convida todos a participar de momentos especiais que aquecem o coração.
As atividades do próximo sábado, 14 de dezembro, têm início às 10:30 com o acender do Fogo da Aldeia e a abertura do Mercadinho da Aldeia, na Casa da Serra, espaço museológico que faz as delicias de miúdos e graúdos. Durante a manhã, será possível aprender a fazer o tradicional jantar de feijão no forno a lenha na Oficina de Sabores, fruto da colaboração da Confraria da Serra do Caldeirão, enquanto na Oficina de Natal se cria um ratinho natural. A D. Serafina ensina como fritar filhós lêvedas, antes dos vários momentos culturais e musicais que prometem animar a aldeia na parte da tarde. No final do dia, será possível degustar o café de chocolateira e o chocolate quente, ambos feitos no fogo a lenha. Às 18:30, terá lugar o Jantar Comunitário, uma oportunidade para partilhar sabores e convivência, numa colaboração da Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão.
No domingo, 15 de dezembro, o Fogo da Aldeia é novamente aceso às 10:30, marcando também a reabertura do Mercadinho da Aldeia. Pela manhã, a Oficina de Natal ensinará a construir uma Estrela de Natal com canas da ribeira, atividade integrada no programa Aldeias de Portugal. O almoço, às 13:00, será uma açorda à moda da serra. À tarde, será possível participar na confeção de biscoitos fritos e fatias douradas na Oficina de Sabores, enquanto a animação continua com a apresentação do Coro Infantil de São Brás de Alportel, na Capela de Parises, que merece uma visita, e com danças tradicionais a cargo do Rancho Típico Sambrasense.
Parises integra ainda a Rota dos Presépios de São Brás de Alportel, com um presépio tradicional algarvio patente na Capela da aldeia, um presépio de pedra, instalado na paragem de autocarro, e outro presépio tradicional no Centro de Convívio de Parises, todos disponíveis para visita até 6 de janeiro.
Além do espírito natalício, Parises oferece experiências autênticas em qualquer época do ano, como trilhos pedestres e de todo-o-terreno, paisagens deslumbrantes e o acolhimento da Casa da Serra, um centro interpretativo que preserva a história, as tradições e o património local da Serra do Caldeirão.
A Aldeia de Natal Verde, em harmonia com a natureza e as tradições algarvias, é uma oportunidade imperdível para viver um Natal sustentável e repleto de encanto.