AMAL promove encontro técnico sobre custos de gestão de combustíveis

12:00 - 11/12/2024 ALGARVE
No âmbito do projeto FIREPOCTEP+ e da elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve (PIGCAlg), a Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL promoveu, em colaboração com o Município de Portimão, um encontro técnico.
Na sessão de trabalho, que decorreu no dia 06 deste mês, participaram representantes de entidades de diferentes áreas, nomeadamente associações florestais e de pecuária; ICNF; empresas de celulose, empresas de transporte e distribuição de energia elétrica e gabinetes florestais municipais. A iniciativa teve como principais objetivos dotar os participantes de conhecimentos para saber: identificar as áreas prioritárias a gerir e a frequência de gestão; identificar as técnicas de gestão mais vantajosas do ponto de vista da eficácia e eficiência; quantificar os impactos expectáveis decorrentes de gestão de combustível e desenvolver um plano de gestão de combustíveis para a região num horizonte temporal de cinco anos.
 
O projeto FIREPOCTEP+ (Paisagem resiliente face a grandes incêndios florestais: resposta a emergências, melhoria da interoperabilidade e reforço das capacidades operacionais e sociais face às alterações climáticas) visa reforçar os sistemas de prevenção e extinção de incêndios florestais na região transfronteiriça entre Espanha e Portugal. É um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP).
 
Liderado pela Universidade de Vigo, o FIREPOCTEP+ tem um orçamento global de 3.322.468,75euros, uma duração de três anos (01/01/2024 – 31/12/2026) e um total de 15 beneficiários, de Espanha e Portugal (sendo a Comunidade Intermunicipal do Algarve um dos parceiros deste projeto), bem como 2 parceiros sem financiamento.
 
No que respeita ao Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve, este irá incluir, entre outros aspetos, ferramentas de simulação de comportamento do fogo e de otimização de localização de tratamentos de combustível. Necessita, nesse âmbito, de incorporar o conhecimento e as prioridades dos atores locais na definição de objetivos de gestão nas áreas estratégicas e na calendarização da gestão de combustível.
 
Bernayslab