Cumprindo a tradição de um grande concerto de música clássica alusiva ao Natal, o Município de Albufeira volta a abrir as portas do Auditório para o Concerto de Natal 2024.
A entrada é gratuita e está sujeita à lotação da sala, devendo os interessados levantar os bilhetes no dia e local do concerto, entre as 20h30 e as 21h15, dado que a batuta da maestrina Constança Simas se levanta às 21h30. Trata-se de mais um concerto memorável pela Orquestra do Algarve, incluindo temas desde o século XVIII. O público terá um papel fundamental, foi será encorajado por Rui Baeta a cantar alguns dos temas.
A não perder, na noite de 19 de dezembro, quinta-feira.
Num programa excecional que combina peças clássicas com novas versões contemporâneas, criando uma experiência musical envolvente, divertida e muito emocionante, serão interpretadas neste concerto peças incontornáveis desta época festiva. Falamos do Concerto de Natal que o Município de Albufeira oferece aos seus munícipes, à semelhança de anos anteriores e cumprindo a tradição do encontro dos munícipes em torno da música.
Ao som da Orquestra do Algarve, há a promessa de “viajar” de trenó por paisagens cobertas de neve e recordar as cores, brilhos, cheiros e sabores como só no Natal é possível. Mas neste concerto o público terá um papel diferente e fundamental. Encorajado a cantar por Rui Baeta, que fará a mediação, e dirigido pela maestra Constança Simas, num coro espontâneo, afinado, e muito musical, o cantor juntará a sua voz aos instrumentos da orquestra em canções como “Noite Feliz”, “Hark! The Herald Angels Sing”, “White Christmas” e “Have Yourself a Merry Little Christmas”.
Do programa consta: Samuel Coleridge-Taylor (1875-1912) - Abertura de Natal; Franz Gruber (1787-1863) - Silent Night; Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Aria da Suite Orquestral n.º 3; Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Schlittenfahrt; John Ireland (1879-1962) - The Holy Boy; Felix Mendelssohn (1809-1847) - Hark! The Herald Angels Sing; Pyotr Ilych Tchaikovski (1840-1893) - Valsa de Natal, de "As Estações"; Irving Berlin - (1888-1989) - White Christmas; Rudolph Blane (1914-1995) - Have Yourself a Merry Little Christmas; Mykola Leontovych (1877-1921) - Carol of the Bells (arr. Manookian) e Leigh Anderson (1905-1975) - Sleigh Ride.
Constança Simas é uma maestrina portuguesa que fez em 2023 a sua estreia com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve e Orquestra Sem Fronteiras. Dirigiu a Orquestra Juvenil Nacional da Grã-Bretanha (NYO) e NYO Inspire. Coordena a Orquestra Zohra, sendo também responsável por orientar jovens afegãs na direção orquestral. Foi maestrina convidada da Southbank Sinfonia, Orquestra Clássica do Centro, e foi maestrina assistente em várias atuações com a BBC National Orchestral of Wales, Welsh National Opera, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sem Fronteiras.
No Teatro Tivoli (Porto), foi diretora musical de “Lugar Comum”, ópera composta por Sofia Sousa Rocha e estreada pelo Quarteto Contratempus em 2021 e dirige a Royal Northern Sinfonia esporadicamente, como parte do programa WoCo Gateshead, sendo mentora do Taki Alsop Conducting Fellowship. Participou na residência Young Women Opera Makers da Académie du Festival Aix-en-Provence e foi bolseira do programa da Georgia Symphony Orchestra em Atlanta.
Constança Simas estreou obras de compositores portugueses e criou espetáculos para alcançar um público mais amplo. Constança Simas completou com distinção o mestrado em Direção Orquestral no Royal Welsh College of Music and Drama, na classe de David Jones. Ganhou vários prémios pelo seu mestrado, tanto da Faculdade como da Fundação Gulbenkian em Portugal. Durante os seus anos académicos, conduziu orquestras como a Malta Philharmonic Orchestra, a Athens Philharmonia Orchestra, a Ealing Symphony Orchestra e coro, a Northampton Symphony Orchestra e a North Staffordshire Symphony Orchestra.