Com 5.593 m2 de área total e 35 estabelecimentos, The Food Story é um exemplo de um conceito que junta sustentabilidade, com uma redução de consumo de energia de 25% e de bem-estar, com zonas diferenciadas para vários públicos, luz do sol e ar natural
O Aqua Portimão, gerido pelo Grupo Klépierre, líder europeu em centros comerciais, acaba de inaugurar The Food Story, a praça de restauração que junta entretenimento e gastronomia num espaço com um conceito único, sem esquecer a vertente da sustentabilidade.
Com uma área de restauração de 5.593 m2 e 35 estabelecimentos com propostas diferenciadas, The Food Story nasce da vontade do Grupo em criar um novo destino dedicado à gastronomia no Algarve verdadeiramente inclusivo, preparado para receber públicos de todas as idades nos vários momentos do dia, ou mesmo ocasiões especiais.
O novo The Food Story tem assinatura do prestigiado gabinete de arquitetura Broadway Malyan e foi pensado com múltiplas zonas para famílias e espaços de diversão próprios para crianças.
Além da vasta escolha gastronómica, existem zonas diferenciadas com diversos estilos, para que o visitante possa estar em família, tomar uma bebida de final de dia com os amigos ou experienciar uma noite mais tranquila a dois. Esta oferta é complementada por uma série de serviços para maior comodidade dos frequentadores do espaço, nomeadamente dispensadores de caixas de takeaway para evitar o desperdício alimentar e tornar possível aos comensais levar para casa o que desejarem consumir mais tarde, assim como vários postos de carregamento de dispositivos eletrónicos e a possibilidade de se ligar à internet e pontos de eletricidade.
João Velhinho, diretor do Centro Comercial Aqua Portimão, salienta, no âmbito desta inauguração, as diferentes propostas presentes no The Food Story, “incluímos nomes que são referência nacional e internacional, assim como projetos locais com conceitos disruptivos, entre os quais o barbecue coreano Seoul K, o Baja Fresh-Mexican Grill, as empanadas de inspiração argentina, Las Muns e a Crazy Bubble, loja de chás de especialidade, preparados com pérolas de tapioca feitas diariamente. No novo The Food Story vai ser possível provar o açaí orgânico do Brasil, no Guden Açaí, e ainda os originais Dino’s Milkshake, que apenas podem ser encontrados no Aqua Portimão. Não faltam as referências nacionais como a Delta, representada num espaço com design inovador, o Delta Expresso e os hambúrgueres da H3. Além das muitas outras propostas sobejamente conhecidas. Contamos com um novo espaço do Noa Café, um lugar da moda em Vilamoura, que expandiu a presença para o Aqua Portimão para proporcionar uma pausa relaxante para café. Estas são apenas algumas propostas de restauração que é possível encontrar no The Food Story do Aqua Portimão”.
E acrescenta que “as mais-valias de um projeto como o Food Hall são evidentes e reconhecidas pelas grandes marcas que cada vez mais nos procuram, atraídas por um conceito que junta a sustentabilidade, a localização, neste caso de uma cidade como Portimão e do Algarve, mas também pela própria oferta conjunta cada vez mais forte que conseguem, sem dúvida, atrair um número cada vez maior de visitantes”.
Telmo Ferreira, Head Klépierre Management Portugal, afirma a propósito do novo The Food Story que “o Aqua Portimão é absolutamente estratégico para o Grupo Klépierre e a prova disso é precisamente continuarmos a investir aqui, neste caso com a criação de uma nova praça de restauração com um conceito diferenciador - The Food Story. Este investimento reafirma o compromisso estratégico do nosso Grupo Klépierre com o Aqua Portimão, que continua a destacar-se como um destino de referência para clientes e marcas internacionais. The Food Story comporta diversos conceitos disruptivos em termos de arquitetura e design, desde logo pela primazia dos elementos ecológicos no projeto que permite reduzir de 25% de todo o consumo de energia graças à utilização de painéis de energia solar. A nova praça de restauração foi projetado com uma cobertura para proteção do sol e circulação de ar natural em que os visitantes usufruem de um ambiente mais saudável sem perder em conforto. Este resultado é um reflexo da nossa estratégia global Act4Good, que guia o Grupo Klépierre na implementação de boas práticas de sustentabilidade em toda a operação”.
O Aqua Portimão é apenas um exemplo do compromisso da Klépierre no sentido de reduzir significativamente o consumo de energia em todos os centros que gere e foi recentemente alvo do reconhecimento do Carbon Disclosure Project pelo terceiro ano consecutivo, que destaca o Grupo pela liderança em transparência e pelos resultados nas ações contra as alterações climáticas.
Telmo Ferreira salienta que “os centros comerciais, hoje, são muito mais do que espaços de compra. São lugares de encontro, de partilha e de experiência. E têm demonstrado uma resiliência extraordinária, adaptando-se às mais diversas crises. Para termos uma ideia, se 2019 foi um ano recorde para o setor, 2024 já está a superá-lo em vários indicadores. O Aqua Portimão está dinâmico, graças a ume equipa capaz e que procuramos valorizar todos os dias e a quem agradeço a dedicação e, naturalmente, a todos aqueles que nos visitam e os nosso parceiros e lojistas, porque é para todos eles que trabalhamos todos os dias e foi para eles que criámos precisamente The Food Story, um lugar diferente que pretende constituir-se como um destino gastronómico, mas também de entretenimento, onde possam ser partilhadas muitas histórias “à volta” da comida”.
O Aqua Portimão é o maior espaço comercial do Barlavento Algarvio. Tem uma área de cerca de 36.142 m2, 120 lojas que se distribuem por 3 pisos das quais destacamos a Primark, H&M, Lefties, Massimo Dutti, Bershka, Pull & Bear, e Intimissimi, McDonalds, Talho Burger, PizzaHut, KFC, Portugália Balcão, Taco Bel entre muitas outras. Conta ainda com um hipermercado Auchan e disponibiliza 1.800 lugares de estacionamento coberto e gratuito, sendo facilmente acessível para quem nos visita.
Abigail Vistas