Janeiras 2025 QUARTEIRA | A tradição revivida por 10 grupos de Janeiras e Charolas

16:34 - 06/01/2025 LOULÉ
O Salão da Igreja São Pedro do Mar, em Quarteira, encheu-se de Cantares de Janeiras e Charolas no dia 4 de janeiro para um grande espetáculo com apresentação de Nelson Horta.

Com início ao fim da tarde, a tradicional celebração dos Reis aconteceu no primeiro sábado do ano e contou com a participação da Tuna da Academia do Saber, dos grupos Charolas da Aldeia Branca de Estoi, Charolas das Barreiras Brancas – AGAL, Perijovens (integrando uma menina de 4 anos que se revelou a estrela maior da noite), Grupos de Cantares de Janeiras «A Força da Tradição» de Paderne, Casa do Povo da Conceição de Faro, Grupo das Janeiras ARPI de Faro, Clube Desportivo e Cultural dos Machados, Janeiras dos Olhos de Água “Os Amigos” e a Charola Mocidade União Bordeirense.

O serão contou com momentos de distribuição de filhoses e fatias de Bolo-Rei pelo público.

Chamado ao palco, o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, agradeceu “por estarem aqui hoje. Quero desejar-lhes um bom ano de 2025. Desde o ano passado que mudámos para este lugar bem maior, com 360 lugares, muito mais funcional. Criamos assim mais condições para as pessoas poderem assistir a este espetáculo”. O autarca agradeceu ainda “aos grupos, que são o mais importante, pois fazem parte da nossa tradição, da nossa cultura, da nossa História e nós não nos podemos esquecer desses valores. Portanto, é importante tudo isto que se faz, ainda por cima por pessoas que fazem isto por carolice”.

Telmo Pinto agradeceu ainda “à minha grande equipa. Para o ano, já cá não estou nestas funções e, portanto, tenho que fazer uns agradecimentos porque, se conseguimos chegar até aqui com tudo aquilo que fazemos, é graças ao valor das pessoas que nos envolvem: O Sérgio e a sua equipa do som e das luzes, a boa relação que temos com a paróquia e com a câmara. Hoje sou eu a discursar mas represento muita gente boa envolvida para chegarmos aqui. Quando cheguei à Junta de Freguesia de Quarteira, éramos 17 funcionários e era eu – e digo isto com algum orgulho – que pegávamos no camião e íamos recolher as baias para levá-las para o armazém, muitas vezes com a ajuda do restante executivo. Hoje, todas estas pessoas que estão à volta do executivo da junta, no fundo, organizam e realizam todos estes pormenores que decoram e engrandecem as nossas iniciativas para vocês se sentirem bem. Obrigado Nelson Horta, um amigo de longa data, fantástico como pessoa e como profissional por tudo aquilo que faz pela comunidade. Por último, obrigado a todos vós que são fabulosos”.

Outra entidade presente e que foi igualmente chamada ao palco foi o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, David Pimentel: “Não me disseram que viria falar em público, pelo que vou apenas dizer aquilo que me vem diretamente do coração: Que esta seja uma noite maravilhosa para todos vós. Estamos numa altura maravilhosa do Natal, com o reencontro das famílias, da Passagem de Ano e agora com as Janeiras. Desejo um bom ano novo com muita saúde para todos. Em nome da Câmara Municipal de Loulé, obrigado a todos. Trabalhamos todos os dias para tentar produzir o melhor para todos vós. Sempre que quiserem, as portas da câmara estão abertas, estão lá simples pessoas, como todos nós, que têm o privilégio de trabalharem para a comunidade. Sempre que quiserem, a nossa porta está sempre aberta e que seja um ano de muita saúde, alegria e harmonia para todos nós”.

Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Quarteira com entrada livre.

 

Por Jorge Matos Dias