Rogério Bacalhau prevê deixar Câmara após ser eleito para a Àguas do Algarve

16:58 - 06/01/2025 FARO
O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, disse hoje que prevê deixar o município na próxima segunda-feira, quando o seu nome for proposto e votado favoravelmente para presidir ao conselho de administração da Águas do Algarve.

Rogério Bacalhau, que cumpre o terceiro mandato consecutivo na autarquia, não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos, e a sua saída para integrar os quadros da empresa algarvia, no dia 13 de janeiro, elevará à presidência o atual vereador e vice-presidente do município, Paulo Santos, confirmou o ainda presidente.

Questionado pela agência Lusa sobre a sua possível saída da Câmara de Faro para ingressar na Águas do Algarve, Rogério Bacalhau confirmou que foi convidado pela administração da Águas de Portugal para presidir ao conselho de administração da empresa responsável pelo sistema intermunicipal regional de abastecimento de água.

A proposta será levada à assembleia de acionistas da Águas do Algarve na segunda-feira e, quando o seu nome for confirmado para liderar a empresa algarvia, assumirá essas funções, assumiu o autarca.

“Fui convidado para presidente do conselho de administração. A Águas de Portugal vai propor-me como presidente do conselho de administração, juntamente com os restantes membros, e será votada [a proposta] nessa assembleia-geral de acionistas das Águas do Algarve”, adiantou Rogério Bacalhau.

O presidente da Câmara de Faro observou que “a eleição em princípio está garantida”, porque o seu nome foi proposto pela Águas de Portugal, acionista que tem a maioria e integra o capital social juntamente com os 16 municípios do distrito de Faro.

“E, portanto, irei assumir essas funções a partir de dia 13”, admitiu Rogério Bacalhau, cuja saída da autarquia abre portas a que Paulo Santos, vereador e seu vice-presidente, ascenda à liderança do município a cerca de nove meses das próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro de 2025.

Ao ser escolhido para presidir à Águas do Algarve, Rogério Bacalhau vai suceder na presidência do conselho de administração da empresa a António Eusébio, que também cumpriu três mandatos como presidente de Câmara, em São Brás de Alportel, eleito pelo PS.

A ex-presidente da Câmara de Silves Isabel Soares (1997-2012), que deixou a autarquia antes das eleições autárquicas de 2013, também cessará as funções de vice-presidente da Águas do Algarve quando for eleita a nova administração da empresa.

A passagem de municípios para empresas regionais também se verificou em maio, quando Osvaldo Gonçalves (PS), presidente da Câmara de Alcoutim há cerca de 11 anos, deixou o município para ingressar na administração da Algar, a empresa de gestão de resíduos do Algarve.

 

Lusa