Lisboa, Setúbal e Faro estão entre os municípios que vão aplicar o IMI familiar que dá descontos a quem tem um ou mais filhos.
A grande maioria das autarquias vai dar descontos no IMI 2025 aos proprietários de casas que tenham filhos. Contam-se 273 câmaras municipais que vão aplicar descontos de dezenas de euros no imposto, entre as quais está Lisboa, Setúbal e Faro. A nota de cobrança do IMI será enviada já com a redução prevista consoante os filhos.
No ano em que se realizam eleições autárquicas, a adesão ao IMI familiar aumentou entre as câmaras municipais. Dos 308 municípios contam-se 273 que vão aplicar descontos neste imposto em 2025, mais seis do que no ano passado, revelam os dados da Autoridade Tributária citados pelo Negócios. Entre os municípios que vão aplicar o IMI familiar está Lisboa, Setúbal, Faro, Aveiro, Coimbra, Évora, Funchal e Leiria.
Estes são os descontos previstos no imposto para quem vive num dos municípios que aderiram ao IMI familiar em 2025:
• 30 euros para quem tem um filho;
• 70 euros para famílias com dois filhos;
• 140 euros para quem tem três filhos ou mais.
Importa recordar que estes descontos no IMI para quem tem filhos só se aplicam a casas destinadas a habitação própria e permanente. E a composição do agregado familiar que conta é a que se verificar até ao último dia do ano anterior a que o imposto diz respeito. Neste caso será 31 de dezembro de 2023, uma vez que o IMI pago em 2025 diz respeito a 2024. Só estão elegíveis os descendentes menores de 25 anos e que não tenham rendimentos próprios.
Apesar da boa adesão ao IMI familiar este ano, houve mais de 30 câmaras municipais a não aderir ao apoio, como é o caso do Porto e de Gaia – e várias aderiram apenas em parte, disponibilizando o desconto no IMI apenas a partir de dois filhos, como é o caso de Guimarães, por exemplo.
Consulta a lista completa os municípios que aderiram (ou não) ao IMI familiar no Portal das Finanças, sendo que esta informação está disponível na coluna "Dedução fixa por agregado", que surge depois de escolhido o ano (2024) e o distrito a que pertence o teu município.
Idealista News