A Orquestra de Jazz do Algarve começa o ano 2025 com dois concertos e duas masterclasses no mês de janeiro.
Já no dia 16, apresentaremos o Quarteto da Orquestra de Jazz do Algarve, no Auditório Carlos do Carmo, Lagoa, na Cerimónia Protocolar do evento promovido por esta autarquia, em homenagem aos Autarcas já falecidos, deste Concelho.
Dias 20 e 21, das 20h00 às 22h00, no estúdio da Orquestra de Jazz do Algarve (Lagoa) o baterista Michael Lauren irá apresentar duas masterclasses. Serão discutidos e demonstradas competências críticas e conceitos que todos os músicos devem ter assim como que conhecimento e o controlo devem ter sobre.
Destina-se a músicos em geral, particularmente a bateristas, mas também a estudantes de música e algum público em geral.
Conteúdos programáticos:
1) Fundamentos rítmicos: conceitos rítmicos chave para o desenvolvimento de um tempo mais forte, sensação e capacidade de improvisação.
2) O que faz um músico totalmente desenvolvido: competências e conceitos.
3) O que torna um baterista completo: competências e conceitos musicais.
Inscrições pelo email: orquestrajazzalgarve@gmail.com (indicar nome, telefone, competências musicais).
Finalizamos o mês com Concerto dia 24 de janeiro, às 19h00, no Centro Cultural de Lagos. Clear Standards é o Concerto que apresentaremos no âmbito das Comemorações da Elevação de Lagos a Cidade, com dois convidados especiais. Clara Buser, a "maior" voz do Jazz Algarvio, com o seu talento nato dará corpo a alguns standards, incluindo alguns que já gravou com a nossa Orquestra nos últimos anos, em orquestrações originais: Bye Bye Blackbird, All Of me, Windows ou Footprints. O segundo convidado desta noite, é um dos nomes mais relevantes da bateria, que escolheu há muitos anos o nosso País para lhe mudar a face do Jazz, no que concerne ao seu instrumento, um feito completamente atingido! O seu drumming ficará certamente indelével neste Concerto! O Concerto completa-se ainda com alguns temas do repertório de Thad Jones, uma das referências do jazz mundial — não só como músico, mas também como orquestrador e band-leader da ‘sua’ Thad Jones-Mel Lewis Orchestra.
Orquestra de Jazz do Algarve