Foto: Samuel Mendonça
Programa da atualização do clero do sul incluiu visita cultural a Loulé

09:39 - 18/01/2025 LOULÉ
O programa das jornadas de atualização do clero das dioceses do sul de Portugal que estão a decorrer desde segunda-feira em Albufeira, no Hotel Alísios, incluiu uma visita cultural a Loulé.
Bispos, padres e diáconos das dioceses de Algarve, Beja, Évora e Setúbal rumaram após o almoço ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente invocada como «Mãe Soberana». Ali foram recebidos pelo pároco de Loulé, o cónego Carlos de Aquino, e pelo capelão daquele santuário, o padre Carlos de Matos, tendo visitado tanto o mais recente espaço de culto, como a antiga ermida.
O cónego Carlos de Aquino fez um breve enquadramento histórico daquele santuário.
Os visitantes seguiram, depois, para a igreja matriz, onde também foram elucidados sobre a história daquele templo, recentemente recuperado.
De seguida visitaram os Banhos Islâmicos de Loulé, único espaço balnear islâmico conservado em todo o país, um património descoberto em 2006, cuja recuperação foi retomada em 2015 em colaboração com o campo arqueológico de Mértola, visitaram ainda outros espaços museológicos do Museu Municipal de Loulé, concretamente o núcleo sede e o Pólo Museológico da Cozinha Tradicional.
Foi também visitada a igreja de Nossa Senhora da Conceição e a tarde terminou com a oração de vésperas e a celebração da Eucaristia na igreja matriz, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e concelebrada pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e pelos sacerdotes das quatro dioceses.
A atualização do clero das dioceses do sul é promovida pelo Instituto Superior de Teologia de Évora.
 
 
Folha do Domingo