AVANÇA RENOVAÇÃO DO CENTRO URBANO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL

10:30 - 23/01/2025 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Segunda fase de Requalificação do Centro Urbano da Vila de São Brás de Alportel abrange ruas António Rosa Brito, Dr. Silva Nobre e Virgílio Coelho, num investimento de meio milhão de euros
Foi aprovado em reunião de câmara, por unanimidade, no dia 14 de janeiro, o lançamento do concurso para a execução da 2ª fase de Requalificação do Centro Urbano da Vila de São Brás de Alportel, um investimento municipal que dá continuidade à estratégia do município para modernizar e tornar o espaço público acessível a todos, independentemente das suas limitações de mobilidade, impulsionar a dinâmica da economia local e melhorar a qualidade de vida dos são-brasenses.
Os trabalhos, que nesta segunda fase irão incidir a sul, sobre a Ruas António Rosa Brito, Dr. Silva Nobre e Virgílio Coelho, dão assim continuidade a esta etapa da estratégia de renovação urbana, iniciada em 2023, com a 1ª fase de Requalificação do Centro Urbano que renovou as artérias envolventes ao Mercado Municipal, ruas Boaventura Passos, 25 de abril, Silva Nobre (norte) e Bernardo de Passos, inauguradas no mês de junho do ano transato. 
 
Para esta 2ª fase de Requalificação do Centro Urbano da Vila de São Brás de Alportel, estima-se um custo total da empreitada que ascende a 489.122,79 euros, prevendo-se uma execução financeira repartida entre 2025 e 2026. Dos trabalhos propostos incluem-se a intervenção na substituição de pavimentos pedonais e rodoviários; na rede de drenagem de águas pluviais, na plantações e revestimentos não vegetais; no mobiliário urbano; na rede de abastecimento de água; na substituição de iluminação pública existente e na sinalização rodoviária.
Guiada pela experiência durante a concretização da 1ª fase, a autarquia pretende implementar as melhores soluções em benefício da comunidade durante a realização dos trabalhos. 
 
Recorde-se que esta obra integra uma estratégia global de renovação urbana, que teve início com a criação de um anel de circulares em torno da vila, ao qual se seguiu a renovação das entradas (sul, nascente, poente e norte). Posteriormente foi priorizada a intervenção no centro da vila, com a requalificação do Largo de São Sebastião e ruas adjacentes (norte e sul): Ruas Gago Coutinho e Avenida da Liberdade. Seguiu-se então o plano de requalificação do Centro Urbano com a 1.ª fase, em torno do Mercado Municipal, concluída no inicio de 2024. Segue-se agora a 2.ª fase desta requalificação, que irá incidir sobre a zona sul da 1ª fase, e posteriormente o Jardim Carrera Viegas, e as ruas envolventes. 
 
Simultaneamente, a Grande Rede de Passeios Acessíveis, continua a estender-se e ramificar para que a Vila seja de Todos. 
Este ambicioso projeto de requalificação visa a modernização e valorização da vila, tendo como foco melhorar a qualidade de vida, aumentar da eficiência hídrica, ampliar a acessibilidade, dinamizar e tornar mais atrativo o comércio tradicional, assim como reforçar a segurança e o ordenamento do trânsito e estacionamento, além de criar melhores espaços verdes e de lazer.