Foto: Samuel Mendonça
Paróquia da Mexilhoeira Grande apresentou programação do triplo aniversário que celebra este ano

11:00 - 24/01/2025 PORTIMÃO
A paróquia da Mexilhoeira Grande apresentou no passado dia 12 deste mês o programa do triplo aniversário que irá celebrar este ano: os 500 anos da construção da igreja paroquial, os 50 anos do padre Domingos Monteiro da Costa como seu pároco e os 50 anos do regresso dos jesuítas ao Algarve.
A programação – que incluiu no passado dia 14 de dezembro um concerto de Natal com o Coro de Santo Amaro de Oeiras e no dia 11 deste mês um Concerto de Ano Novo com a Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve – incluirá outros concertos, conferências, teatros, manifestações tradicionais e desporto.
 
Na calendarização destacam-se três grandes acontecimentos: o primeiro, no dia 15 de agosto, com a celebração dos 500 anos da igreja, no dia da padroeira da paróquia, com a Eucaristia cantada pelo coro Johann Sebastian Bach, de Ponta Delgada; o segundo, de 19 a 21 de setembro, com o encontro nacional da família inaciana, que decorrerá em Portimão, para assinalar os 50 anos do regresso dos Jesuítas ao Algarve; e o terceiro, no dia 4 de outubro, com a celebração dos 50 anos do padre Domingos da Costa como pároco da Mexilhoeira Grande.
 
Mas a programação prossegue já no dia 30 de janeiro, no Centro Pastoral Paul Roth na Mexilhoeira Grande, pelas 11h, com o teatro “El-Rei Seleuco” de Luís Vaz de Camões, levado a cabo pelos alunos do 11º ano do Curso Profissional de Intérprete Ator/Atriz do Agrupamento de Escolas da Bemposta.
 
No dia 16 de fevereiro realiza-se, pelas 15h na igreja paroquial, a tertúlia, sob o tema “Pe. David Neto: um pároco de aldeia numa sociedade em mudança”, que terá como moderador Manuel da Luz, professor de História e antigo presidente da Câmara de Portimão.
 
No dia 24 do próximo mês, pelas 11h no Centro Pastoral Paul Roth, decorre o espetáculo de teatro dos alunos do Curso Básico de Teatro da EB José Sobral.
No dia 22 de março, realiza-se a conferência sobre o tema “A Companhia de Jesus no Algarve” proferida pelas 15h30 na igreja do Colégio, em Portimão, pelo padre jesuíta António Júlio Trigueiros, académico correspondente da Academia Portuguesa da História e investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. No mesmo dia, pelas 18h na igreja matriz da Mexilhoeira Grande, terá lugar a conferência sobre o tema “Igreja da Mexilhoeira Grande, arte e património”, apresentada por João Miguel Simões, investigador, historiador de arte no Museu de São Roque.
 
No dia 28 daquele mês decorrerá, pelas 18h no Centro Pastoral Paul Roth, o espetáculo “Momentos Artísticos” dos alunos do Curso Básico de Música, Curso Profissional Instrumentista de Cordas e de Teclas e do Curso Profissional Ator/Atriz do Agrupamento de Escolas da Bemposta.
 
Em abril, no dia 04, pelas 15h no Centro Pastoral Paul Roth, realiza-se o espetáculo de teatro dos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Intérprete Ator/Atriz daquele agrupamento escolar. No dia seguinte, 05 de abril, a antiga presidente da Câmara de Portimão e atual deputada ao Parlamento Europeu, Isilda Gomes, profere pelas 17h no Auditório do Museu de Portimão uma conferência intitulada “Ação Social da Companhia de Jesus, no concelho de Portimão, nos últimos 50 anos”.
De 25 a 27 daquele mês decorre o Torneio Liga dos Pequenos Campeões no Campo de Futebol da Mexilhoeira Grande e no dia 30 de abril realiza-se um espetáculo musical de tributo a Zeca Afonso, intitulado “Paragem ‘Zeca’ – Sopro de Liberdade”, pelas 19h no Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense.
Em maio, de 01 a 04, prossegue a Liga dos Pequenos Campeões. No dia 01 daquele mês realiza-se “As Maias – Tradições do dia 1º de Maio”, tradição promovida pela Associação Grão de Areia no adro da igreja matriz, e a inauguração da exposição “Memórias”, naquela igreja pelas 17h, com fotos, paramentos, alfaias litúrgicas e livros da paróquia.
 
No dia 17 de maio tem lugar no adro da igreja o evento “Pé na Vila” levada a cabo pela Associação INCA durante todo o dia; no dia 24 realiza-se, pelas 17h no Auditório do Museu de Portimão, a conferência sob o tema “Jesuítas: Quem somos e o que nos move”, proferida pelo padre Miguel Almeida, provincial da Companhia de Jesus.
No dia 01 de junho, o Dia da Criança será celebrado com várias entidades e associações no campo de futebol e no adro da igreja matriz; no dia 05 daquele mês realiza-se, pelas 21h na igreja matriz, o Concerto Coral Sacro com professores e alunos do Coro Geral Ensemble de Cordas Friccionadas do Agrupamento de Escolas da Bemposta; no dia 29, o Concerto de Guitarras da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, pelas 18h na igreja matriz.
 
Em agosto decorrerá, em dia a anunciar, o encontro de ranchos folclóricos no adro da igreja matriz; no dia 14, pelas 21h naquela igreja, o concerto “Cantatas do Barroco Alemão” com o Coro Johann Sebastian Bach, de Ponta Delgada, e a Orquestra Barlavento Ensemble; no dia 15, a Missa celebrativa já referida, pelas 11h, naquela igreja, e um concerto celebrativo dos 50 anos do Regresso dos Jesuítas ao Algarve com o mesmo coro e orquestra, pelas 19h, na igreja do Colégio, em Portimão; e, no dia18, o Concerto de Música Clássica “Encontro do modernismo com o renascimento”, pelas 21h na igreja matriz da Mexilhoeira Grande.
 
Em setembro, realiza-se o já referido Encontro Nacional da Família Inaciana e em outubro a também indicada celebração dos 50 anos do padre Domingos da Costa como pároco da Mexilhoeira Grande no dia 04.
 
A programação encerra-se em novembro, no dia 15 pelas 17h, com a conferência e apresentação do livro “Igreja da Nossa Senhora do Verde” do investigador Nuno Campos Inácio na igreja matriz.
 
 
Folha do Domingo