O mês de fevereiro chega recheado de propostas culturais para aquecer os serões de in-verno. Da música ao teatro, passando pela ópera, a programação do Teatro das Figuras acolhe grandes produções de artistas e companhias nacionais e internacionais e ainda um espetáculo solidário.
“O Elixir de Amor”, ópera de Gaetano Donizetti, numa produção e interpretação do Teatro Nacional de São Carlos, faz a primeira paragem da digressão em Faro. Uma das mais ama-das óperas de todos os tempos reúne mais de 100 pessoas em palco entre intérpretes, coro e orquestra e apresenta-se no Teatro das Figuras a 7 de fevereiro pelas 21h00.
No dia 14 de fevereiro às 21h00 sobe a palco o espetáculo “Quis Saber Quem Sou – Um Concerto Teatral” pelo Teatro Nacional D. Maria II numa encenação de Pedro Pe-nim. Inspirado na música de Paulo de Carvalho "E Depois do Adeus", este espetáculo revisi-ta as canções da revolução e as histórias pessoais das gerações que viveram o 25 de abril de 1974. O elenco é composto por jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos.
Famoso pela forma como toca guitarra, Tommy Emmanuel apresenta-se no âmbito do 8.º Festival Internacional de Guitarra de Faro no Teatro das Figuras no dia 15 de fevereiro, pelas 21h30. A técnica de fingerpicking usada pelo guitarrista australiano torna a sua inter-pretação única e virtuosa pelo que é considerado um dos melhores guitarristas de sempre.
Para assinalar os 120 anos do Rotary Internacional a instituição convida, no dia 16 de fe-vereiro às 18h00, a Orquestra do Algarve com o pianista russo Rem Urasin. O concerto será dirigido pelo maestro Pablo Urbina e o repertório do espetáculo inclui obras de Mikhail Glin-ka, Elliot Carter e Frédéric Chopin. Parte da receita de bilheteira deste espetáculo reverterá para projetos sociais apoiados pelo Rotary.
Em digressão pelo país e numa coprodução do Teatro Municipal de Faro, apresentam-se para celebrar o 100º aniversário do nascimento do mestre Carlos Paredes, os músicos Six Organs of Admittance (Ben Chasny) e Norberto Lobo. “Paredes” visa celebrar a influência deste nome que ficou cravado na cultura nacional e acontece no dia 18 de fevereiro, pelas 21h30.
A semi-ópera “Vencer o Dia” uma produção da ARTIS XXI e da Questão Repetida, um trabalho de arte participativa que junta intérpretes profissionais e não profissinais nomeada-mente o Teatro do Sotão, grupo inclusivo da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Al-garve. Em palco estes intérpretes juntam-se a um coro e à Orquestra Barroca D’Aquém Mar. Este espetáculo é o culminar de muita dedicação e de muitas horas de trabalho drama-túrgico desenvolvido com os intérpretes, e pode ser visto no dia 21 de fevereiro pelas 21h30.
A reconhecida atriz Margarida Vila-Nova apresenta-se a solo com o espetáculo “À Primei-ra Vista”, um trilher jurídico “de cortar a respiração”. Com encenação de Tiago Guedes, esta peça de teatro explora a sensível relação entre Moral e Poder. Em cena no Teatro das Figu-ras no dia 27 de fevereiro, às 21h30.
Os bilhetes para os espetáculos do Teatro das Figuras podem ser adquiridos na bilheteira, (de terça-feira a sábado, das 13h00 às 19h30, e no dia do espetáculo até ao seu início) ou online (https://teatrodasfiguras.bol.pt).
Teatro das Figuras