O navio da Marinha Portuguesa NRP Figueira da Foz, em missão na Zona Económica Exclusiva do Continente, resgatou ao início da tarde de ontem um praticante de wing foil, que se encontrava em dificuldades para regressar a terra, ao largo de Lagos.
Pelas 12h40, foi identificado um praticante de wing foil na baía de Lagos, que sinalizou por gestos que necessitava de apoio, face a estar a afastar-se de terra devido à ação do vento, encontrando-se já a cerca de uma milha de costa, o equivalente a 1852 metros, quando foi recolhido para bordo e prontamente assistido pela equipa de saúde do navio.
Foi posteriormente transportado para terra, tendo ficado ao cuidado da Capitania do Porto de Lagos.
Os navios da Marinha Portuguesa desempenham um papel crucial de vigilância e auxílio ao Sistema Nacional de Busca e Salvamento, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
O NRP Figueira da Foz é comandado pelo Capitão-Tenente Pedro Quintela Marçal e conta com uma guarnição de 41 militares e 4 Aspirantes a Oficial em estágio, encontrando-se em missão de busca e salvamento na Zona Económica Exclusiva do Continente desde 23 de janeiro.
Marinha