O E-Lar e o Bairros+Sustentáveis são as grandes estreias do ano. Deverão ser lançados durante o primeiro trimestre.
O Governo prepara-se para lançar novos programas de apoio à eficiência energética, com especial enfoque nas famílias vulneráveis. Estas ajudas estatais, que deverão ser lançadas durante o primeiro trimestre, pretendem não só promover a poupança de energia, mas também contribuir para a melhoria do conforto térmico das casas.
De acordo com o jornal ECO, serão criados dois novos programas, o E-Lar e o Bairros+Sustentáveis, ambos direcionados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade; além de que será reforçado o Programa Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis.
• E-Lar: Com um financiamento de 50 milhões de euros, o programa E-Lar visa melhorar o conforto térmico das habitações, incentivar a aquisição de equipamentos eficientes e a eletrificação de consumos energéticos. O programa também promove a reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida.
• Bairros+Sustentáveis: Este programa, também com um orçamento de 50 milhões, concentra-se na eficiência energética em áreas com maior vulnerabilidade social e risco de pobreza energética, como bairros sociais e históricos. Foca-se em melhorar o isolamento térmico de edifícios e espaços públicos, incluindo zonas verdes.
Já o Programa Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, implementado pelo anterior Governo, será prolongado e verá as suas verbas reforçadas para atender às cerca de 80 mil candidaturas pendentes.
Este programa tem como objetivo subsidiar a instalação de painéis solares, janelas e torneiras eficientes, entre outras melhorias que promovam a sustentabilidade dos edifícios.
Idealista News