A atividade regional de comemoração do Dia de São Paulo, patrono de Caminheiros e Companheiros, (escuteiros dos 18 aos 22 anos, respetivamente dos ramos terrestre e marítimo, pertencentes à IVª secção) dos agrupamentos algarvios do Corpo Nacional de Escutas (CNE), ficou marcada no passado fim de semana pela interação com idosos do concelho de Monchique.
Na sexta-feira à noite, 24 de janeiro, a atividade teve início no heliporto de Monchique, com a oração e envio para uma caminhada (hike) por três percursos diferentes com cada um dos sete grupos (clãs), compostos por elementos de diferentes agrupamentos escutistas, a realizarem um desses três percursos, sendo que todos terminavam no local de acampamento, num terreno municipal na zona da calçada do Pé da Cruz, onde chegaram por volta da 01h30 de sábado para a montagem de campo, seguida de oração de clã.
Na manhã de sábado, após a alvorada às 07h, a oração, o pequeno-almoço e a abertura do campo, os clãs deslocaram-se para os locais de serviço. Quatro deles seguiram para o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Monchique, dois para o Lar de Idosos do Centro de Dia de Marmelete e um clã para a casa de um idoso que vive sozinho.
O serviço consistiu na interação com os idosos das 11h até às 15h30, tendo os escuteiros regressado depois ao campo para a preparação para o Fogo de Conselho e o convívio.
No domingo de manhã, após a alvorada, o pequeno-almoço em clã e a oração geral, os escuteiros participaram numa atividade, intitulada “Na linha do Tempo com São Paulo”, que composta por sete dinâmicas em que os participantes foram desafiados a trabalharem em clã, explorando valores como reflexão, paciência, confiança, superação e colaboração. Através de desafios que exigiam interpretação, coordenação, comunicação não verbal e memória, cada clã teve de encontrar estratégias para cumprir os objetivos propostos. A cooperação foi essencial, seja na construção conjunta, na orientação de um colega, no equilíbrio de estruturas ou na superação de obstáculos. Cada dinâmica reforçou a importância do espírito de clã, da escuta ativa e da capacidade de adaptação para alcançar um resultado comum.
Após o almoço e a desmontagem de campo foi celebrada a Eucaristia presidida pelo assistente regional, o padre Rui Fernandes, seguindo-se o encerramento da atividade.
O Departamento Regional da IVª Secção da Junta Regional do Algarve do CNE preparou o fim de semana de comemoração do Dia de São Paulo, que teve como lema “Abraça o tempo”, em colaboração com o Agrupamento 383 de Monchique.
A atividade regional de comemoração do Dia de São Paulo contou com 89 participantes, dos quais 70 Caminheiros e Companheiros e 19 dirigentes (incluindo quatro pertencentes à equipa da organização).
Folha do Domingo