ALBUFEIRA ACOLHEU SEMINÁRIO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ESCOLAS REUNINDO CERCA DE 300 PARTICIPANTES

13:51 - 07/02/2025 ALBUFEIRA
O Município de Albufeira realizou um seminário sobre inteligência emocional nas escolas, denominado «Inspira-te!», para o qual convidou diversos especialistas, desde académicos a psicólogos e investigadores. Estiveram presentes cerca de 300 participantes, na maioria, professores.

“Uma estratégia emergente na educação emocional não passa por criar uma nova disciplina, mas antes [por] uma melhor autoconsciência e regulação emocional que lhes permita [comunidade escolar] gerir melhor a ansiedade, o stress ou a pressão dada pela carga académica, pela pressão nas redes sociais e pelas relações interpessoais”, salientou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal. A moderar esteve a apresentadora de televisão, Fátima Lopes.

O Auditório Municipal de Albufeira esgotou a lotação de lugares no seminário de Inteligência Emocional denominado “Inspira-te”, ocorrido a 25 de janeiro. A maioria dos participantes era proveniente da área da docência e a estes coube créditos no âmbito da sua formação profissional. O seminário foi organizado pelo Município de Albufeira no âmbito do “Projeto SER” em parceria com o CFAE – Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves, com o objetivo de dar resposta a situações já generalizadas de comportamentos nas escolas que indiciam a urgência de uma melhor gestão das emoções. A moderar os trabalhos esteve a apresentadora de televisão Fátima Lopes, que também se dedica ao estudo e formação na área da Inteligência Emocional. 
“Uma estratégia emergente na educação emocional não passa por criar uma nova disciplina, mas antes mesclar lições sobre sentimentos e relações interpessoais com outros tópicos já ensinados. Esta ‘alfabetização emocional disfarçada’, como referiu em 1995 o ‘perito’ desta área, Daniel Goleman, pode ser um bom começo para ajudar os alunos a terem uma melhor autoconsciência e regulação emocional que lhes permita gerir melhor a ansiedade, o stress ou a pressão dada pela carga académica, pela pressão nas redes sociais e pelas relações interpessoais”, referiu José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira no texto que endereçou a todos os presentes. 
Por sua vez, a vereadora responsável pela área da Educação, Cláudia Guedelha, é de opinião que “a inclusão da educação emocional é determinante na construção de uma vida plena. O desafio é ensinar empatia na escola, construir um clima acolhedor e empático, numa ética relacional focada no respeito e na escuta, ou seja, um lugar de inclusão.”
A apresentar resultados de ‘estudos de caso’ e de investigações estiveram diversos especialistas, desde académicos a psicólogos, nomeadamente: Teresa Andrade, doutorada em Psicologia Clínica, David Sousa, especialista em Inteligência Emocional, Felicidade e Bem-estar Organizacional, Manuela Queirós doutorada em inteligência emocional, Mikaela Övén, especialista em Desenvolvimento de Competências pela Universidade de Malmö (Suécia) e facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia), bem como Instrutora de Mindfulness certificada. De salientar ainda as presenças de Daniela Marto, autora de livros infantis na área de meditação e mindfulness para criança e jovens, com formação em Coaching, PNL e Disciplina Positiva em Sala de Aula, Sabino Soares, criador do Programa Bkind (Mindfulness), Dulce Gonçalves, doutorada em Psicologia da Educação, Sérgio Brandão, doutorado em Psicologia da Educação, Mara Guerreiro, autora do projeto Empatiza-TE (Inteligência Emocional, Inclusão e Bem-estar) e Sandra Diogo, docente no Instituto Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) na área da Psicologia da Linguagem e Psicologia Escolar e da Educação. De notar ainda as intervenções de Eugénia Cabral, docente e autora de um curso de formação profissional em yoga e meditação para crianças, Marta Cunha, docente e voluntária no Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (C.A.S.A.) de Albufeira e Anabela Mesquita, professora de Filosofia e Psicologia na Escola Secundária de Albufeira, com funções de coordenadora da Sala de Estudo e de Projetos.
Este seminário, tendo começado com um teor mais empírico no enquadramento acerca da inteligência emocional e a sua abordagem científica (conceito e aplicação), foi também palco de discussão e de sugestão de métodos para chegar à gestão emocional, utilizando ferramentas e técnicas, para crianças e adultos. O encontro entre a família e a escola e a importância crescente de se caminhar na parentalidade de forma atenta, observando os comportamentos e reações entre todos os elementos do sistema familiar, para uma melhoria do bem-estar emocional e mental das crianças e jovens, foram também matérias analisadas, bem como os comportamentos emocionais de pais e educadores nos seus relacionamentos com os seus educandos.
No final, todos se sentiram “inspirados” a ter em conta a importância da gestão das emoções no dia-a-dia da comunidade escolar.