Tomou posse a nova direção do Conselho Central do Algarve da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
A nova direção do Conselho Central foi eleita para um mandato de quatro anos, entre 2024 e 2028. Para além da presidente Benigna Martins, fazem ainda parte da direção a vice-presidente Dália Neves, a secretária Paula Serra e as tesoureiras Francisca Sousa e Paula Fernandes.
Todos os membros da direção pertencem à Conferência de Tavira da SSVP, com exceção da vice-presidente que pertence à Conferência de Albufeira.
No Algarve existem presentemente seis conferências do movimento em Albufeira, Almancil, Ferragudo, Ferreiras, Olhão e Tavira. São constituídas por 101 membros e assistem de modo habitual 386 famílias. Por exemplo, a Conferência de Tavira no ano 2024 distribuiu um total de 2.090 cabazes.
Há algumas conferências vicentinas que têm cessado atividade, sendo o seu campo de ação ocupado pelas Cáritas Paroquiais, ainda que o espírito e o modo de realizar a sua missão seja diferente.
A Sociedade de São Vicente de Paulo – inspirada no santo francês com o mesmo nome que viveu entre 1581 e 1660 – foi fundada em Paris no ano de 1833 por um grupo de estudantes liderados pelo beato Frédéric Ozanam, tendo chegado a Portugal em 1859, quando foi criada a primeira Conferência, em Lisboa.
Folha do Domingo