A energia solar e eólica já são as fontes de eletricidade mais baratas

11:00 - 20/02/2025 OPINIÃO
André Magrinho, Professor Universitário, Doutorado em Gestão | andre.magrinho54@gmail.com
A energia solar e eólica são atualmente as fontes de eletricidade mais baratas e de crescimento mais rápido na história. Estudos recentes mostram que essas fontes de energia são instaladas a uma taxa muito mais rápida do que outras fontes de eletricidade. Além disso, o custo da eletricidade gerada pela energia solar e eólica é significativamente menor do que o de fontes fósseis e nucleares. Apesar disso, os combustíveis fósseis continuam a satisfazer mais de 80% das necessidades energéticas totais do mundo e a gerar mais de 60% da sua electricidade. Em cada década, desde 1960, o custo da energia solar fotovoltaica tem caído entre 80% e 90%, ao passo que o custo dos combustíveis fósseis é volátil e com aumentos frequentes. A eletricidade proveniente de novas centrais solares fotovoltaicas é atualmente mais barata do que as novas centrais a carvão e gás na maior parte do mundo, podendo ser duas a três vezes mais barata até 2030. Poderão também fornecer metade de toda a geração global de electricidade até 2030, o que facilita  a descarbonização da economia no atual contexto de emergência climática. Quando comparamos as energias renováveis com o carvão, o petróleo ou o gás, a eletrificação do aquecimento, arrefecimento, indústria e transportes, a energia proveniente de fontes renováveis, é mais limpa, mais segura e mais eficiente. 
 
Outro fator relevante para acelerar a transição para a energia renovável e para a eletrificação prende-se com o custo e a capacidade de armazenamento de energia, sobretudo as baterias. Neste capítulo, a China, EUA, Japão, Índia e Alemanha, são responsáveis por quase dois terços da capacidade total instalada de energia solar fotovoltaica no mundo, ajudando a reduzir o custo das energias renováveis e do armazenamento em baterias no resto do mundo. 
 
Em 2024, as energias renováveis tiveram um papel ainda mais significativo em Portugal. As fontes renováveis abasteceram 71% do consumo de electricidade no país. A produção total de energia renovável atingiu 36,7 TWh, o valor mais elevado de sempre no sistema elétrico nacional. 
 
O futuro das energias renováveis é bastante promissor e vai impulsionar inovações e avanços tecnológicos. A este propósito, sinalizam-se alguns dos desafios mais relevantes: Aumento da eficiência e redução de custos; Hidrogénio Verde produzido a partir de fontes renováveis; Reforço das capacidades de armazenamento de energia, para lidar com a intermitência das fontes renováveis; Descentralização Energética, por via das comunidades energéticas onde a eletricidade é produzida perto do local de consumo; e, Redes Inteligentes para melhor gerir a distribuição e o consumo de energia.