Linha Comum

11:00 - 25/02/2025 LAGOS
INICIATIVA: Arte, Cultura e Comunidade
A Associação Questão Repetida tem o prazer de anunciar o lançamento do projeto Linha Comum, uma iniciativa cultural que promove a união e valorização da comunidade lacobrigense através das artes. 
O projeto Linha Comum é uma iniciativa plurianual e uma das mais abrangentes do programa Algarve 2030, que conta com o apoio da medida Inclusão pela Cultura, gerida pela CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Esta iniciativa surge como resposta à identificação, pela Câmara Municipal de Lagos, em janeiro de 2024, da necessidade de promover diversas dinâmicas que cruzem artes e pessoas no Bairro dos Moinhos. Recebeu ainda a aprovação favorável do Conselho Local de Ação Social de Lagos (CLAS / Rede Social), alcançando a pontuação máxima em áreas como Pertinência, Concertação, Parcerias e Inovação. 
Linha Comum, nasce justamente num local de muito movimento da cidade de Lagos, no Bairro dos Moinhos, com o intuito de reforçar a identidade local criando um lugar de colaboração, exploração artística e reflexão sobre o espaço comum. 
Visa proporcionar um espaço de interseção coletiva, onde cada participante, independentemente da sua idade ou contexto social, poderá colaborar ativamente na construção da identidade comum e das necessidades da comunidade local. Ao longo do projeto, os participantes serão incentivados a desenvolver as suas vontades criativas, fortalecer o sentimento de pertença e trabalharem juntos para o espaço coletivo. 
As artes, comprovadamente, reúnem ferramentas poderosas que potenciam a transformação individual e no coletivo, num trabalho que parte do abstrato, do sensorial, para o concreto, exterior e que cria vínculos profundos e, por esse motivo, 
o Linha Comum pretende construir um ambiente em que as vozes dos habitantes são ouvidas, são importantes e onde o compromisso com a preservação do bairro e da convivência social são alicerces fundamentais. 
"A Questão Repetida é uma estrutura profissional de criação artística, sediada no Algarve, sempre vigilante e atenta ao seu entorno social. Contribuir para empoderar o nosso território de atuação, é um ponto nevrálgico da nossa missão. Abraçamos regularmente e com enorme compromisso, desafios de transformação social através das diversas linguagens artísticas. Conhecer a comunidade, potenciar o coletivo e fazer em conjunto, a partir do individual, é uma alavanca que faz mover os diversos projetos com pessoas que temos atualmente em mão. Linha Comum é isto, um trajeto em constante construção de uma identidade composta por caminhadas em comum: Linha Comum - Comunidade - Relação Comum.” 
Elsa Mathei, Direção da Questão Repetida 
 
 
Estão assentes quatro grandes pilares: Observar; Criar; Desenvolver e Valorizar. Programamos uma divisão em etapas, que envolvem atividades como oficinas de artes, exposições e espaços de conversa sobre temas de convivência social e desenvolvimento sustentável. Todas as ações contribuem para uma rede de apoio mútuo e um ambiente acolhedor e sustentável para todos os lagoenses. 
Além da Câmara Municipal de Lagos, o projeto conta com a colaboração e parceria de diversas entidades de movimento associativo, pedagógico e cultural da região, que têm um papel fundamental na mobilização dos moradores do Bairro dos Moinhos, incentivando a sua participação ativa em todas as iniciativas da programação e dinamização cultural do bairro e da cidade. 
A Oficina dos Horizontes Transitórios é uma das primeiras atividades da iniciativa e irá realizar-se nos dias 27 de fevereiro e 6 de março entre as 16h30 e as 18h00 na Associação dos Artesãos do Barlavento, Bairro dos Moinhos, bloco 6 em Lagos. 
Convidamos todos os habitantes da cidade de Lagos a envolverem-se e a participarem ativamente nesta iniciativa transformadora.
 
QR