O Forum Algarve associa-se, uma vez mais, à Hora do Planeta, uma iniciativa promovida anualmente pela World Wide Fund for Nature (WWF).
No dia 22 de março, entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação e a central térmica do centro comercial, gerido pela Multi Portugal, serão parcialmente desligadas, mantendo a segurança e o conforto dos visitantes e do espaço.
Com o objetivo de promover um momento de reflexão sobre as alterações climáticas, a Hora do Planeta é um movimento mundial que desafia milhões de pessoas a demonstrar o seu compromisso com o planeta.
“É com grande satisfação que aceitamos novamente o desafio da WWF para nos associarmos a este ato simbólico: Hora do Planeta. Iniciativas como esta são fundamentais para que cada um de nós compreenda o impacto que pode ter e que cada ação, grande ou pequena, faz a diferença. A sustentabilidade é uma prioridade muito presente na estratégia do Forum Algarve, sendo que nos temos empenhado em maximizar cada vez mais o nosso contributo através da implementação de práticas sustentáveis na nossa operação diária, desde medidas que visam a redução do consumo energético, à poupança de água e à gestão de resíduos mais eficaz”, afirma Sérgio Santos, Diretor do Forum Algarve.
Atualmente, o Forum Algarve consome energia 100% renovável e utiliza iluminação exclusivamente LED, contando também, desde 2012, com painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do centro comercial, que permitem produzir o equivalente à energia necessária para o consumo anual de mais de 120 pessoas. Ao longo da última década, o Forum Algarve reduziu o consumo de energia em mais de 1,3 milhões de kWh, menos um terço do que consumia há 10 anos.
O consumo de água foi reduzido em cerca de 3,4 milhões de litros, o que equivale a 25.000 banhos de imersão, e a produção de resíduos foi reduzida em 20 toneladas por ano, sendo que 99,9% dos resíduos produzidos no centro comercial são valorizados. Os postos de carregamento de veículos elétricos instalados já permitiram evitar a emissão de 116 toneladas de CO2.
LPM