O PAN - Pessoas-Animais-Natureza alertou hoje que a suspensão do programa televisivo "Dolphins with Stars" (Golfinhos com as Estrelas), contra cuja emissão interpôs uma providência cautelar, pode não ser "definitiva".
"Embora o formato esteja, para já, suspenso" na sequência da providência cautelar do PAN e de dois pareceres negativos da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), "não foi cancelado definitivamente", refere um comunicado hoje divulgado pelo partido.
O porta-voz do PAN, André Silva, citado no comunicado, salienta que "não foi possível chegar a acordo com o Mundo Aquático", proprietário do parque aquático Zoomarine, em Albufeira, nem com a Shine Iberia, produtora do programa, que "se recusaram a declarar que não iriam de futuro retomar o programa naquele ou noutros moldes", ou seja, o concurso está suspenso, mas não foi cancelado.
Perante a possibilidade de o programa ser retomado, o PAN mantém a providência cautelar, lançada a 18 de maio contra a empresa Mundo Aquático, em que pedia a suspensão imediata da utilização de fauna selvagem até emissão do relatório do parecer da Comissão de Ética e Acompanhamento de Parques Zoológicos.
A argumentação do PAN para apresentar a providência cautelar e apelar à defesa dos golfinhos salienta a falta de formação dos participantes no programa para interagirem com os animais.
Por Lusa