DECO informa sobre... Seguro de vida no crédito habitação

20:00 - 05/04/2025 OPINIÃO
«É mesmo obrigatório fazer seguro de vida ao contratar um crédito habitação?»
A DECO INFORMA…
 
O seguro de vida associado ao crédito habitação, não sendo obrigatório por lei, é um mecanismo de proteção adicional para o segurado e para a instituição de crédito. Em grande parte das situações é uma condição obrigatória para a aprovação do respetivo crédito. 
 
De que seguro de vida estamos a falar? 
É contratado, na maior parte das vezes, por exigência do banco para garantia do crédito à habitação. Em regra, o seguro de vida garante o risco de morte de uma ou várias pessoas seguras, mas pode, também, incluir como coberturas complementares, o risco de invalidez, de acidente ou mesmo de desemprego. 
Existem riscos que têm consequências graves e de grande impacto económico na vida dos consumidores. Para minimizar o impacto de alguns riscos, os bancos pedem aos consumidores que subscrevam seguros de vida, pois, em caso de sinistro, ficam salvaguardados pela seguradora.  
Assim, o seguro de vida surge como uma garantia para a família que pretende contratar um crédito habitação, mas, frequentemente, é interpretado apenas como um custo adicional associado ao crédito.  
Atenção! Pode escolher a seguradora! 
De acordo com a lei, pode sempre fazer o seguro numa seguradora à sua escolha, porém muitos bancos apresentam uma proposta e, como contrapartida, reduzem o spread (margem de lucro do banco) associado ao crédito. Logo, pode compensar optar pela proposta apresentada pelo banco.  Faça as contas e peça uma simulação da prestação com o seguro proposto pelo banco e outra sem incluir o valor do seguro. 
O exercício não será tão fácil como parece, deve ter em conta a projeção dos prémios a pagar durante a vigência do crédito à habitação.