Foram 5 dias intensos, em que centenas de jovens de todo o país se juntaram em Albufeira para mais uma edição da Festa do Basquetebol Juvenil. O evento culminou com as finais disputadas durante o fim-de-semana, altura em que foi também anunciada a instituição apoiada pelo já habitual donativo recolhido pela organização da Festa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, “a edição de 2025 da Festa foi magnífica e grandiosa, e fechou com chave de ouro”.
A Festa do Basquetebol Juvenil 2025 realizou-se entre os dias 9 e 13 de abril, e reuniu em Albufeira centenas de jovens de vários pontos do país. Durante 5 dias, disputaram-se quase 200 partidas, nas categorias sub-14 feminino e masculino, e sub-16 feminino e masculino. Esta foi já a 11.ª edição realizada em Albufeira, cidade que tem acolhido o evento de forma consecutiva ao longo da última década.
No último dia da Festa, ficaram a conhecer-se os vencedores dos torneios de sub-16. Na competição feminina, a vitória acabou por sorrir à Associação de Basquetebol do Porto, que se superiorizou ao conjunto de Santarém e venceu por 58-42, tornando-se assim tricampeã. No torneio masculino, o título foi conquistado pela Associação de Basquetebol de Lisboa, num jogo mais equilibrado onde levou de vencida a Associação de Basquetebol do Porto por 56-51, e se tornou campeã pela segunda vez consecutiva.
Este foi um dos títulos conquistados pela Associação de Basquetebol de Lisboa, que no dia anterior revalidou o primeiro lugar conquistado no torneio de sub-14 feminino. Numa partida marcada pelo equilíbrio constante no marcador, a formação lisboeta acabaria por vencer a Associação de Basquetebol do Porto por 49-41. Na competição masculina, a vitória acabou por sorrir à Associação de Basquetebol de Aveiro, que venceu a equipa da Associação de Basquetebol do Algarve por 61-49.
Os vencedores dos vários torneios foram consagrados na cerimónia de encerramento, que se realizou ao final da manhã do passado domingo (13), no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Antes da entrega dos troféus, José Carlos Rolo felicitou “o trabalho realizado por todas as entidades envolvidas na organização da Festa”, e assumiu que se viveram “dias de festa magnífica e grandiosa”.
Também o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol congratulou “todos os que tornaram esta Festa num sucesso”. A abrir a cerimónia de encerramento, Manuel Fernandes destacou também a componente cívica da Festa do Basquetebol Juvenil, que, nos últimos anos, tem apoiado várias associações do concelho. Para o dirigente, os participantes da Festa “deram uma lição de cidadania, respeito e paixão”.
A fechar a sessão, houve ainda tempo para a entrega de um donativo com valor de 3.188€ ao Agrupamento de Escutas 1009 – Paderne. A entrega do cheque aconteceu dois dias depois de o Agrupamento ter recebido a visita de uma comitiva composta pelos presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Foi aí que José Carlos Rolo referiu que o “agrupamento tem sido um bom exemplo”, e que o donativo poderá ser utilizado “da forma que a vossa organização entender melhor”. Também durante a visita, Manuel Fernandes explicou que “cada atleta, árbitro e dirigente doou 2€”, e que o objetivo da iniciativa passa por “invocar os valores do companheirismo e do respeito, para construirmos um mundo melhor”.
Na presença de dezenas de Lobitos, Exploradores e Pioneiros, a chefe do Agrupamento deixou um “agradecimento à Câmara Municipal de Albufeira e à Federação Portuguesa de Basquetebol”. Joana Amaral assumiu ainda que o “donativo é bastante importante para garantir a segurança das instalações, mas também para fazermos atividades que permitam levar as crianças para o exterior”.
A Festa do Basquetebol Juvenil realizou-se entre os dias 9 e 13 de abril, e trouxe até Albufeira 72 equipas, de vários pontos do país. A próxima edição do evento realiza-se em 2026, em plena Albufeira – Capital Europeia do Desporto.