Missa de sufrágio terá lugar na Sé de Faro, dia 22 de abril, pelas 19h00
O Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, presidirá no dia 22 de abril, terça-feira, pelas 19h00, na Sé de Faro a uma missa de sufrágio pelo Papa Francisco, falecido a 21 de abril.
«A Igreja Algarvia quer celebrar a vida deste homem extraordinário, que trouxe à Igreja e ao mundo, um olhar fresco, renovado, sobre tantos temas e que chamou a atenção de todos, não apenas dos católicos, para a necessidade da fraternidade, do respeito pelo outro e pelo planeta, da integração das periferias», refere D. Manuel Neto Quintas. «No momento da sua partida para a casa do Pai, termos de recordar todos estes preciosos ensinamentos que nos legou e pedir a Deus que nos faça seus fiéis herdeiros, capazes de pôr em prática a missão dos batizados, como gostava de sublinhar o Papa Francisco: evangelizar e agir como bons samaritanos», destaca o prelado algarvio.
Esta Eucaristia, que terá lugar na Sé de Faro, será um momento de oração e de reflexão sobre todas estas verdades, profundamente assentes no Evangelho e nos ensinamentos de Jesus Cristo, que foram refletidas ao longo dos 12 anos do pontificado de Francisco. «Gostaríamos de convidar todos os cristãos e não cristãos presentes no Algarve, a participarem neste momento de oração e de partilha do pão eucarístico, recordando que a Páscoa, vida nova que Cristo nos deu, é a vida que, seguindo o exemplo do Papa Francisco e de S. Francisco (de quem adotou o nome), devemos contruir, plena dos valores da humildade, do encontro, da justiça», refere o Bispo do Algarve e conclui: «Uma vida em que ser testemunha é sorrir para todos, acolher todos, abraçar todos, todos, todos, como Cristo nos pediu».
Pela Equipa do GIDAlg,
Pe Miguel Lopes Neto