A União das Freguesias de Faro assinalará, com profundo respeito e sentido democrático, mais um aniversário da Revolução dos Cravos com duas homenagens simbólicas na madrugada do dia 25 de Abril.
Às 23h59 do dia 24 de abril, será prestada homenagem ao capitão Salgueiro Maia com a deposição de uma coroa de flores junto ao seu busto, num gesto de gratidão à coragem e liderança de um dos mais emblemáticos rostos da revolução.
De seguida, às 00h21, precisamente à hora em que, há 51 anos, a canção “Grândola, Vila Morena” foi transmitida pela Rádio Renascença como senha para o início da revolução, será descerrado um busto em bronze, encomendado pela União das Freguesias de Faro ao artista farense João Frank. A cerimónia terá lugar em Faro, na praça José Afonso, em homenagem a Zeca Afonso – cantor, poeta e compositor cuja obra e voz se tornaram símbolos indeléveis da liberdade em Portugal, numa celebração da liberdade, da cultura e dos valores de abril que continuam a inspirar gerações.
De acordo com Bruno Lage presidente da União das Freguesias de Faro, “com estas homenagens pretendemos perpetuar a memória de Zeca Afonso e Salgueiro Maia, que simbolizam a coragem, a determinação e o compromisso com a liberdade. Zeca Afonso, que chegou a dar aulas em Faro, deixou-nos uma herança musical e cívica ímpar, e é com orgulho que a nossa cidade o eterniza agora com um busto em bronze. Também Salgueiro Maia, figura central do 25 de Abril, e cujo busto foi descerrado por esta Junta de Freguesia na comemoração dos cinquenta anos da Revolução de Abril, merece que a sua ação continue a ser lembrada pelas gerações futuras. Ao optar por bustos em metal nobre, como o bronze, estamos igualmente a valorizar o espaço público, conferindo-lhe dignidade e permanência, e reafirmando a ligação da comunidade aos valores de abril.”
Convidamos todos os cidadãos a associarem-se a este momento de evocação e compromisso com os ideais de democracia, justiça e fraternidade.