XI EDIÇÃO DO OPTO ARRANCA AMANHÃ EM ALBUFEIRA

11:26 - 06/05/2025 ALBUFEIRA
A 11.ª edição do OPTO - Fórum de Educação e Formação do Algarve começa amanhã (7) e promete trazer até Albufeira milhares de alunos da região.

O evento prolonga-se até sexta-feira (9), e é organizado pelo Município em parceria com a Direção de Serviços da Região Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o IEFP, com o apoio dos agrupamentos de escolas do concelho. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, considera que “o OPTO tem desempenhado um papel importante junto dos mais jovens, numa altura determinante para a tomada de decisão sobre o futuro de cada um”.

 

O OPTO está já consolidado como o principal Fórum de Educação e Formação do sul do país. A 11.ª edição do evento realiza-se entre os dias 7 e 9 de maio, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, e conta com a presença confirmada de dezenas de entidades. Ao longo dos 3 dias do evento, vão passar pelo recinto milhares de alunos da região, numa iniciativa que pretende contribuir para o esclarecimento dos mais jovens sobre os caminhos que podem seguir.
Num momento em que milhares de jovens se confrontam com a necessidade de escolher que rumo vão seguir nos próximos anos, o OPTO tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos o conjunto amplo de possibilidades de escolha à sua disposição. Para isso, o recinto do evento conta com espaços dedicados a cada uma das entidades participantes, onde estas vão poder expor o seu trabalho e esclarecer os alunos interessados.
O presidente do Município, José Carlos Rolo, lembra que “a aposta que tem sido feita na educação passa também pela criação de momentos que possibilitem aos mais jovens contactar diretamente com entidades de áreas diversas”. Para o autarca, “é fundamental apoiar os jovens nesta altura das suas vidas, procurando que cada um possa depois tomar boas decisões para o seu futuro”.
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o recinto do evento conta com vários espaços, e com uma programação diversificada. Da agenda para os próximos dias fazem parte vários momentos dedicados a dar a conhecer o trabalho das cerca de 70 entidades presentes. O programa conta ainda com momentos recreativos, desportivos e musicais.  No total, são mais de 100 atividades dividias pelos vários pontos do recinto. 
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e vereador com os pelouros da juventude e empreendedorismo, “eventos como o OPTO estão no centro da estratégia do Município”. Cristiano Cabrita realça ainda o “interesse que as entidades participantes têm manifestado em marcar presença, ano após ano, num evento que acaba por ser um excelente espaço de captação de talento”.
A 11.ª edição do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve realiza-se entre os dias 7 e 9 de maio, no Pavilhão Desportivo de Albufeira. A entrada é livre, e o programa completo pode ser consultado aqui