A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, numa ação sob o comando da Vice-Presidente, em exercício de funções de presidência, Marlene Guerreiro, acompanhou de forma permanente a situação de crise energética decorrente do episódio comummente denominado «Apagão Ibérico».
Para garantir uma resposta eficaz aos impactos desta ocorrência, e no âmbito do trabalho em parceria, foram estabelecidos diversos contactos, desde logo com as entidades parceiras locais, articuladas medidas e coordenadas ações com diversas entidades do concelho, assegurando especial atenção às situações mais críticas e aos cidadãos mais vulneráveis.
Foi ativado o Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), que se reuniu na Sala de Crise do Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. Estiveram presentes representantes da Câmara Municipal, da Proteção Civil Municipal, dos Serviços Municipais, da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Segurança Social, dos Bombeiros Voluntários, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, da Santa Casa da Misericórdia e da Junta de Freguesia.
No âmbito da resposta imediata, foram desencadeadas as seguintes ações:
• Comunicação com a população, dentro das limitações existentes, através das redes sociais do Município;
• Contacto com o Agrupamento de Escolas para garantir o funcionamento da escola, continuidade das refeições e dos transportes escolares, bem como a preparação de resposta para os dias seguintes;
• Contacto com instituições de apoio a idosos e unidades de saúde para avaliar a capacidade de manutenção dos serviços e identificar necessidades, nomeadamente ao nível de geradores, tendo a Câmara Municipal disponilizado um gerador para apoiar a uma destas instituições.;
• Acompanhamento de idosos isolados ou em situação vulnerável para identificação de necessidades e definição de formas de apoio;
• Levantamento de pessoas em oxigenoterapia e avaliação da autonomia disponível, bem como das necessidades de reforço de botijas de oxigénio, assim como de outros doentes com necessidades específicas para a manutenção dos seus cuidados de saúde, no âmbito do que foi contactado o responsável que era desta área,
• Avaliação da disponibilidade de água para abastecimento da população e definição de medidas para garantir o fornecimento;
• Análise da capacidade de abastecimento de combustível para os serviços essenciais e articulação com os postos de combustível para aferir limitações;
• Definição de um ponto de abastecimento prioritário para veículos ao serviço da emergência, mediante disponibilização de um gerador do município num posto de combustível;
• Avaliação da capacidade da GNR para ações de vigilância e patrulhamento no concelho;
• Garantia da continuidade dos serviços municipais essenciais, nomeadamente os relacionados com a gestão da crise, limpeza urbana e recolha de resíduos.
Após a reposição do fornecimento de energia elétrica, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil e os chefes de serviço envolvidos na resposta para uma reunião de balanço. Neste encontro foram identificados os aspetos positivos da resposta prestada e definidos os pontos a melhorar para reforçar a preparação face a futuras ocorrências semelhantes. Está neste âmbito a ser preparada uma minuta para um plano de contingência para situações de falta de energia, de modo a que possamos estar mais preparados para este tipo de situação.
O Município de São Brás de Alportel deixa uma palavra de profundo agradecimento a todas as entidades envolvidas na resposta de emergência, bem como à comunidade são-brasense, que uma vez mais demonstrou um elevado espírito cívico, serenidade e entreajuda — visível nas ações de solidariedade conhecidas e certamente em muitas outras que, embora anónimas, foram igualmente valiosas.