A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na segunda-feira mais de 23 quilogramas de tabaco de mascar e nove de papoila-seca, durante uma operação de fiscalização rodoviária em Olhão, informou hoje esta força de segurança.
Em comunicado, a GNR especificou que os produtos foram detetados numa viatura conduzida por um homem de 32 anos, numa operação levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal (UAF) de Faro.
No total foram apreendidos 8,950 quilogramas de papoila-seca e 23,464 quilogramas de tabaco de mascar, com um valor estimado de 1.172,70 euros.
Segundo a GNR, a circulação e venda deste produto nos mercados paralelos “provocaria um prejuízo de cerca de 279,72 euros ao Estado português.
Na sequência da operação, os militares elaboraram dois autos, um de notícia por tráfico de estupefacientes e outro de contraordenação por introdução fraudulenta no consumo de produtos sujeitos ao imposto sobre o tabaco.
O homem foi identificado e o processo remetido para o Tribunal Judicial de Loulé.
A Unidade de Ação Fiscal da GNR refere, ainda, que continuará a desenvolver a sua missão tributária na prevenção dos ilícitos que contribuem para a comercialização de produtos sujeitos a impostos especiais de consumo através de circuitos marginais, de forma a combater a economia paralela e as práticas de fraude e evasão fiscais.
Lusa